quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Colégio pode fechar

No AMAZÔNIA:

Depois de passar por uma intervenção de dois meses, o colégio Rui Barbosa corre o risco de ser fechado. A denúncia foi feita na manhã de ontem, por testemunha que preferiu ter o nome preservado. De acordo com as informações repassadas ao Amazônia, várias irregularidades foram constatadas pelo Conselho Estadual de Educação. Entre elas, a venda de provas e boletins, além da atuação de professores não habilitados nas seis unidades da escola. Amanhã, conselho e direção da escola se reunirão para definir o futuro da instituição.
A testemunha de todo o processo de intervenção informou que as denúncias contra a escola começaram em julho, quando o Ministério Público de Castanhal recebeu denúncias dos próprios alunos da unidade da escola na cidade de que as irregularidades estariam sendo cometidas.
Ainda de acordo com a denúncia, o Ministério Público teria notificado o Conselho de Educação, que solicitou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através da Coordenação de Documentação Escolar, que iniciasse o processo de intervenção, que aconteceu entre julho e setembro deste ano. 'A intervenção durou dois meses e de fato todas as irregularidades foram confirmadas', afirmou a fonte. 'Professores sem qualificação exigida, documentação suspeita e comprovação de que provas e outros documentos eram vendidos', justificou a testemunha.
O diretor do colégio, Francisco Cândido Júnior, confirmou a intervenção, mas negou as denúncias de irregularidades. 'Houve a intervenção, sim, mas não houve a conclusão do julgamento. Já confirmei no Conselho e recebi a informação de que esse caso nem está na pauta de reunião da próxima quinta-feira (amanhã)', disse o diretor, que afirma que o processo de intervenção foi apenas um procedimento rotineiro do Conselho de Educação para verificar como a escola funciona. 'A intervenção foi feita apenas para que falhas fossem apontadas, ou não, na escola. Mas isso não significa que existam irregularidades', justificou Cândido Júnior.
Todas as quintas-feiras, o Conselho Estadual de Educação se reúne para discutir assuntos diversos. Segundo o diretor do Rui Barbosa, a intervenção da escola não está na pauta da reunião de amanhã.
A testemunha disse à reportagem que a equipe de técnicos da Seduc que trabalhou no processo interventório já emitiu o parecer final sobre a escola e solicitou o fechamento imediato das seis unidades do colégio Rui Barbosa, inclusive o cancelamento de todos os documentos emitidos entre 2000 e 2008, como boletins, históricos e certificados de conclusão de curso.Em nota, a assessoria de comunicação da Seduc informou que não irá se manifestar sobre o assunto, que seria sigiloso. 'Nem a Seduc e nem o Conselho Estadual de Educação estão autorizados a falar sobre a intervenção do Colégio Rui Barbosa. Na próxima quinta-feira (amanhã) haverá uma plenária no Conselho Estadual para informar, a quem estiver interessado, sobre a situação'.

Nenhum comentário: