terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cabeça decepadas à direita, cabeças decepadas à esquerda

O sociólogo e doutor em geografia humana Magnoli, um dos integrantes do Grupo de Análises da Conjuntura Internacional, da Universidade de São Paulo, deu entrevista que está nas páginas amarela de Veja desta semana.
É imperdível, a entrevista.
E uma das respostas de Magnoli – apenas uma - vale a entrevista inteira. Abaixo:

Em certos círculos, dizer que algo é "de direita" serve para desqualificar desde filmes até valores morais. Qual é a explicação para esse uso do termo "direita"?
A palavra "direita" esteve associada no século XX ao fascismo e ao nazismo. Tais regimes foram condenados de maneira absoluta pela população mundial. Em países da América Latina, em particular, a direita foi ligada a regimes militares. Por isso, no Brasil, a expressão "direita" ainda é usada, embora cada vez com menor freqüência, como sinônimo de tudo o que deve ser rejeitado. Já o termo "esquerda" costuma ser relacionado a uma idéia de transformação humanista do mundo, imaginada a partir da Revolução Francesa e das lutas sociais do século XIX. Muita gente esquece que elas, em sua origem, deceparam milhares de cabeças por meio da guilhotina. Assim como esquece a brutalidade do stalinismo e do maoísmo, no século XX.


É isso.
Ah, antes que o blog esqueça: Magnoli tem tradição de esquerdista. Na faculdade, nos tempos da ditadura militar, participou de uma organização trotskista, a Liberdade e Luta (Libelu), cujo verdadeiro nome era Organização Socialista Internacionalista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pertinente e correto.