segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bragança celebra a Virgem

No AMAZÔNIA:

Bragança festejou ontem o seu 105º Círio de Nazaré. Depois de uma missa celebrada pelo padre Gerenaldo Messias, na Igreja de São Benedito, foi iniciada, às 7h30, a procissão em homenagem à Virgem. Debaixo de muito sol, o trajeto de 5 quilômetros foi concluído às 9h45, com uma missa campal, que foi celebrada pelo bispo diocesano dom Luís Fernando, em frente à Residência Episcopal da Prelazia. Com o tema 'Nossa Senhora de Nazaré escolhe, pois, a vida', cerca de 18 mil fiéis participaram da festividade, segundo dados da Polícia Militar.
Para garantir a segurança da população no município do nordeste paraense, a Polícia Militar convocou todo o efetivo, o que corresponde a cerca de 45 policiais. Além disso, duas viaturas e duas motocicletas acompanharam a procissão. O Corpo de Bombeiros também contou com todos os 30 homens que trabalham em Bragança. Cerca de 15 jovens do grupo de escoteiros Sebastião Pereira colaboraram com os primeiros socorros. Segundo o Tenente Saraiva, da PM, tudo se deu na mais absoluta paz. 'O Círio foi muito tranqüilo. Nenhuma ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros ou pelo grupo de primeiros socorros. Houve apenas o empurra-empurra típico da procissão', disse.
Após a celebração da missa na Igreja de São Benedito, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficou no altar durante alguns minutos para que os fiéis pudessem contemplá-la e fazer os pedidos de perto. Logo depois, ela foi levada até a berlinda, que estava enfeitada com flores brancas e laranjadas, para que a procissão fosse iniciada.
Na tradicional corda do Círio, até mesmo crianças e idosos pagavam promessas. A estudante Carolina Furtado, de apenas 9 anos, disse que decidiu acompanhar a procissão na corda porque precisava passar de ano na escola. 'Como tirei notas muito baixas, tive que recorrer à Nossa Senhora de Nazaré', explicou.
Já Maria de Nazaré Cavalcante, de 75 anos, contou que só vai parar de acompanhar o Círio quando a Virgem de Nazaré quiser. 'Eu acompanho a procissão com muito prazer. A virgem de Nazaré é a Rainha da Amazônia, não tem como ficar de fora de uma festa como essa. Me emociono todas as vezes que a berlinda passa. E olha que eu já acompanhei muitos círios na vida, esse é o 40º, somente em Bragança', disse.
Com casas de isopor e objetos de cera na cabeça, muitos fiéis agradeceram as graças alcançadas. A comerciante Vanessa Oliveira informou que demorou cerca de 18 anos para conseguir a casa própria. 'Só Nossa Senhora de Nazaré para me dar forças de acreditar durante tanto tempo que meu sonho poderia ser realizado', contou, emocionada.

Nenhum comentário: