domingo, 23 de novembro de 2008

“Acorde, governadora. Acorde!”

Vale a pena ler o artigo do deputado federal Gerson Peres (PP-PA), publicado em O LIBERAL deste domingo.
O título é “Carta a Ana”.
Ana, no caso, é Ana Júlia Carepa, governadora do Estado.
Ana, no caso, é Ana Júlia Carepa, a governadora que, presume-se, não estaria sabendo do que se passa nos escalões médios e inferiores de seu governo.
Mas, sinceramente, você acredita mesmo que ela não saiba?
Leia antes, responda depois.

--------------------------------------

Carta a Ana

GERSON PERES

Como é difícil falar com você.
Pensei muito antes de abordar o delicado assunto das exonerações na administração ao Estado. É, na realidade, uma ação que decorre de ordem judicial, intentada pelo zelo do Ministério Público no cumprimento do art. 37 da Constituição Federal (CF), pelo qual os temporários devem ser substituídos pelos concursados.
Ficaria silencioso, cara governadora, se não me chegassem ao gabinete, na Câmara, dezenas de reclamações provando-me que a burocracia de seu governo está tirando temporários e contratando para o mesmo lugar, por prazo determinado, outros temporários.
Quero acreditar no seu desconhecimento de atos tão graves não só contra o preceito constitucional como desrespeitoso à determinação judicial, à sua própria imagem e ao que você fala e nos agrada, que seu governo é transparente, correto, operante e sem perseguição.
Creia-me que estas poucas linhas substituem o que milhares de pessoas gostariam, respeitosamente, dizer-lhe.
Acorde.
Estão demitindo temporário e para o mesmo lugar nomeando temporário. É preciso esclarecer isso, pois ante as provas que possuo, é que os atos de demissão e de nova contratação retratam, em muitos casos, o que você tanto combate e demonstra com sinceridade que abomina: a perseguição política.
Acorde.
Os que estão fazendo isso em seu governo e lhe afirmam ser seus amigos. Sim, acorde. Você não precisa mais ter inimigos. Estes que o cercam, praticando atos dessa natureza, ficariam melhor distantes de você. É deprimente. Em conta-gotas, estão fazendo esses atos, enquanto você está realizando concursos para atender ao preceito constitucional e, desse modo, ir acabando com a politicagem das perseguições.
Essa fase está sendo ultrapassada. Mande levantar os atos de demissão e contratação de temporários sobre temporários. Há fatos, governadora, em que se tira o servidor somente para perseguir por não ter seguido a orientação política das últimas eleições municipais.
Sei que é uma conversa que a irrita. Resolvi, mesmo irritando-a, escrever-lhe, respeitosamente e francamente, para pedir-lhe: não concorde com estas ações, sobretudo às vésperas do Natal e Ano-Novo!
Penso que os servidores temporários já estão conscientes e sem mágoas, para receber em seus lugares os concursados. São, porém, humilhados e injustiçados quando constatam que em seu lugar entra um novo temporário.
Cara Ana, ponha o dedo no suspiro desses tipos de ações em seu governo. Seu silêncio será doloroso.
É bom vê-la tão entusiasmada por ações superiores de trabalho e justiça social. Na realidade, os que lhe falam que ajudam seu governo neste caso solapam-lhe a credibilidade em nome da vingança furiosa pela primeira derrota. Não permita.

Gerson Peres é professor e deputado federal
gersonperes@globo.com

7 comentários:

Anônimo disse...

É o caso de se perguntar também a Ana,se sabe do que está ocorrendo no hangar,conforme denunciou Ana Célia no blog perereca da vizinha.Com toda a certeza vai responder que nem Lula:Não sei de nada!

Anônimo disse...

A Ana Célia é ótima, no Liberal ela canta loas e no blog ela detona. É o samba do crioulo doido.

Anônimo disse...

A explicação é simples, anônimo: a jornalista Ana Célia tem um blog. E trabalha no jornal O Liberal.

Anônimo disse...

A governadora revelou-se, nesta última campanha, uma verdadeira faca de dois (le)gumes. Uma decepção. sou petista desde o tempo dela e nunca a vi tão pobre de espírito petista. Pobre. é triste adimitir isso de uma pessoa a quem eu TINHA o maior respeito e confiança. Não tenho MESMO. Se for possível, nunca mais quero vê-la.

ex-fã da governadora agradecendo a oportunidade de mandar este recado a ela, dentre um monte que quero enviar.

Anônimo disse...

Terra de direitos, terra de direitos...

Anônimo disse...

Por quê quando se critica um governo ou fazem denuncias contra o mesmo logo surge alguém para afirmar que o denunciante está a serviço de outro?

Dá até para fazer a mesma ilação contra esse alguém, de que seria, por exemplo, um (a) puxa-saco a serviço do denunciado (governo).

Quem estuda sabe que nunca na história deste estado uma organização social foi tão beneficiada. Dez milhões e muito dinheiro.

É uma pena que o Ministério Público não se interesse por tais questões. Por quê não instauram um procedimento administrativo para apurar as denúncias da blogueira?

Se ela, a blogueira, é preta, branca, azul ou amarelo, não importa. É preciso apurar o fato que não tem cor, raça, sexo ou nacionalidade.

Daqui há pouco, vão dizer que é racismo tratar os fatos com denúncias e processar o denunciante por injúria, calúnia ou difamação. É só o que falta numa terra de direitos.

Falem mal de quem se aproveita das brechas da lei para usufruir do dinheiro público e não quem denuncia os fatos.

Anônimo disse...

Engraçado é que os comentários não se referem ao artigo do sujeito, mas vou ajudá-lo no IBOPE.
Por que não resolveu a questão dos temporários quando estava no governo?