quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Número de pessoas nas romarias supera as expectativas

No AMAZÔNIA:

A primeira das romarias foi o Traslado da imagem da Basílica de Nazaré para Ananindeua, na manhã de sexta-feira, 10. Esta foi a maior procissão em quantidade de horas gastas: 11h30, para percorrer 55 quilômetros. O evento, que teve início às 11h, só foi encerrado às 22h30 e contou com a participação de 700 mil pessoas.
No dia seguinte, sábado, a partir das 5h30, começou a segunda procissão do Círio 2008, a romaria rodoviária, que reuniu 200 mil pessoas no percurso entre a Igreja Matriz de Ananindeua com destino a Icoaraci, distante 24 quilômetros. Nesse caso, foram gastas 2h30. Às oito, a pequenina imagem já estava no trapiche da Vila Sorriso, onde embarcou no navio 'Garnier Sampaio', começando, assim, a romaria fluvial, acompanhada por cerca de 400 embarcações de 40 mil devotos. Iniciada às 9h10, a romaria pelas águas da baía do Guajará foi encerrada às 11h40, com a descida da imagem na Praça Pedro Teixeira.
De lá, ela seguiu, acompanhada por cerca de 30 mil motociclistas na Moto-Romaria, que partiu exatamente às 12h10. Uma hora e 2,6 quilômetros depois, o cortejo chegou ao Colégio Gentil Bittencourt, de onde a imagem da padroeira dos paraenses só saiu às 18h30, na chamada Trasladação, uma das procissões que mais vêm crescendo nos últimos anos. A romaria foi acompanhada por cerca de 1,2 milhão de pessoas, segundo estimativa do Dieese. 'Cerca de 70% das pessoas que participaram dessa procissão eram jovens entre 15 e 27 anos', destacou Sena. Já passava da meia-noite quando a Trasladação chegou ao seu destino, a Igreja da Sé. Nesse trajeto, foram 6h15 de caminhada e 3,7 quilômetros percorridos. 'Quem participou da descida do Glória, na Igreja da Sé, presenciou um dos momentos raros na história. Todos sabem que o Núncio Apostólico do Brasil (dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa na Festa de Nazaré, que presidiu a celebração) poucas vezes fala sem ler. Mas, ali, ele foi contagiado pela emoção do Círio e até esqueceu que precisava seguir um roteiro', lembrou dom Orani, que completou, em 2008, o seu quarto ano em Belém.
A grande procissão de domingo representou a maior surpresa para a coordenação da Festa. O horário de saída da Catedral da Sé, que estava previsto para às 7h, acabou sendo antecipado em 10 minutos, o que, por um lado, fez muita gente se atrasar, mas, por outro, concorreu para a ocorrência de uma das procissões mais tranqüilas dos últimos anos, com 6h45 de duração e 3,6 quilômetros percorridos, mesmo com o impressionante público de dois milhões de pessoas.

Nenhum comentário: