No AMAZÔNIA:
Cerca de 21 mil pessoas, dos mais diversos órgãos, estiveram envolvidas com a segurança dos eventos do Círio 2008. O grande contingente e a colaboração dos romeiros foram, na opinião da Igreja Católica, os maiores responsáveis pela ocorrência de uma das festividades mais tranqüilas dos últimos anos, sobretudo na grande procissão de domingo. 'Para se ter idéia, nós conseguimos fazer o atrelamento da corda à berlinda em apenas sete segundos, graças à ajuda dos promesseiros. Isso nunca tinha acontecido na história do Círio', explicou, ontem, o diretor-coordenador da Festa de Nazaré, José Ventura, durante a entrevista coletiva que ele, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, o reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre José Ramos, e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), Roberto Sena, concederam à Imprensa. Segundo Ventura, cerca de sete mil promesseiros estiveram na corda. 'Não tivemos dificuldade. Tudo o que pedimos a eles, foi realizado', completou.
Segundo o Dieese, o Círio de 2008 é o maior da história, não apenas em termos de segurança. Segundo o órgão, até agora, quando foram realizadas seis das onze romarias nazarenas (Traslado, Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto-Romaria, Trasladação e Círio), a imagem peregrina da Virgem de Nazaré percorreu exatos 107,4 quilômetros, em cerca de 30h30 de caminhadas. Isso corresponde a mais de 85% do percurso total previsto, que é de 125,8 quilômetros. No ano passado, nesse mesmo período, a 'santinha' havia percorrido apenas 101 quilômetros, em 28 horas de procissões.
'Quando dom Orani levantar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no próximo dia 27, dia do Recírio, encerrando, assim, a Festividade do Círio 2008, ela vai ter feito a jornada mais fantástica da história', entusiasmou-se Roberto Sena. 'Continuo dizendo que a gente sempre perde para os números do Círio. Por mais que façamos uma previsão, uma estimativa, acabamos sendo supreendidos', completou, diante da constatação de que, apenas neste final de semana, 3,2 milhões de pessoas foram movimentadas com a Trasladação e Círio propriamente dito, sem contar as outras romarias. 'A nossa maior alegria é perceber que a maioria das pessoas que participam do Círio volta para casa com a vontade de ser mais feliz', ressaltou o arcebispo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário