sábado, 4 de outubro de 2008

Ibope conclui nova pesquisa em Ananindeua. Será publicada?

Há pesquisa do Ibope novinha – novinha em folha – sobre a eleição em Ananindeua.
Está concluidíssima.
Resta saber apenas se vai ser publicada.
As duas sondagens do Instituto que o Diário do Pará publicou, a primeira no dia 31 de julho, a segunda no domingo passado, apontam tendência de queda do candidato do PMDB, o prefeito Helder Barbalho, que concorre à reeleição. Já seu adversário, o deputado estadual tucano Manoel Pioneiro, está em ascendência.
Há dois meses, segundo o Ibope que o próprio Diário publicou, Helder abria vantagem de 14 pontos percentuais sobre seu concorrente - 46% a 32%. Agora, ainda conforme o mesmo jornal informou em sua edição de domingo passado, registra-se empate técnico: Helder está com 45%, Pioneiro tem 37%. A margem de erro é de 4%.
Na edição em que publicou o segundo levantamento, o Diário, no entanto, não fez a menção de que há um empate técnico, não fez qualquer referência à pesquisa de julho – portanto, não disse que Pioneiro subiu – e nem ofereceu simulações de segundo turno, o que é essencial, porque Ananindeua, em todo o Estado do Pará, é o único município, além de Belém, onde poderá haver uma segunda rodada de votação.
O Espaço Aberto registrou as omissões do jornal em postagem feita aqui na segunda-feira passada, um dia depois da divulgação da pesquisa. E não há como negar esses fatos, pinçados das matérias que o próprio Diário publicou.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI!!

É CÍRIO...MOMENTO DE FÉ CRISTÃ. MOMENTO DE PEDIR MUDANÇA. VAMOS ANANINDEUA FORÇA, CORAGEM, MAIS UM POUCO E A ELITE CAI DE QUATRO. SÓ DEPENDE DA INTELIGENCIA DE CADA CIDADAO.