segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pioneiro sobe 5 pontos em Ananindeua. Eleição empatada.

O Diário do Pará omitiu, em sua edição de ontem, duas informações das mais preciosas a seus leitores, referentes a uma de suas manchetes de primeira página.
“Ibope: Helder vence no 1º turno”, chama o jornal, sobre o resultado da pesquisa do Ibope, que põe Helder Barbalho (PMDB), candidato à reeleição, em primeiro, com 45% das intenções de votos, seguido pelo tucano Manoel Pioneiro, que está com 37% das preferências. Nessa toada, Helder estaria eleito em primeiro turno, uma vez que a soma dos votos que lhe são atribuídos supera os 41% atribuídos aos demais candidatos. Além de Helder e Pioneiro, concorrem à Prefeitura de Ananindeua os candidatos Muca (PV), com 1%; Rosilene Souza (PTB) e Professor Antônio Carlos (PSOL), cada um com 2%.
Tudo certíssimo.
O que não está certo é omitir três informações das mais relevantes.
A primeira: Helder e Pioneiro estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos – conforme a própria matéria do jornal registra – faz o candidato do PMDB oscilar na faixa dos 41% aos 49% das intenções de votos, enquanto seu concorrente tucano oscila na faixa do 33% a 41%.
A segunda omissão é ainda mais relevante: o Diário, que no dia 31 de julho passado publicou pesquisa do Ibope sobre a eleição em Ananindeua, deixa de informar que Helder, na sondagem de agora, caiu um ponto percentual em relação à anterior, enquanto Pioneiro subiu nada menos de cinco pontos percentuais. O peemedebista, em julho, tinha 46% e o tucano, 32%.
A terceira omissão: não são apresentadas simulações de segundo turno, o que seria essencial, já que a disputa tende a se mostrar renhida, apertada, parelha, eis que empatadíssima até agora, conforme revelam os próprios números do Ibope que o jornal divulgou.

No segundo turno, o quadro é outro
E não se vá alegar que Helder, em vantagem nas intenções de voto no primeiro turno, manteria tal vantagem num eventual segundo. Pode ser que sim, mas também pode ser que não.
Aqui mesmo em Belém, por exemplo, a quinta sondagem Ibope/TV Liberal põe a candidata Valéria Pires Franco (DEM) em segundo lugar, atrás de Duciomar, muito embora empatada tecnicamente com José Priante (PMDB) e Mário Cardoso (PT). Mas os cenários de segundo turno mostram que Valéria perde para Duciomar e Priante. Só ganha do petista Mário Cardoso.
Outro exemplo: em São Paulo, a petista Marta Suplicy ganha do tucano Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab (DEM) no primeiro turno. No segundo turno – que fatalmente ocorrerá na capital paulista –, tanto o tucano como o candidato do DEM ganham da petista, segundo o último levantamento divulgado no último sábado.
Pena que não será divulgada uma terceira pesquisa do Ibope sobre o pleito em Ananindeua, para que o Diário possa redimir da omissão perante seus leitores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem preconceitos, mas para seu conhecimento segue link do candidato Helder Barbalho recebendo um "trabalho" de oxossi para ganhar a eleição: http://br.youtube.com/watch?v=S9ddzdbhLT4

Anônimo disse...

É irmão!!! macumbeiro também vota!
Sabes qtos macubeiros existem em Ananindeua?

Anônimo disse...

Não, irmão! Além dos Barbalhos, quantos?