No AMAZÔNIA:
Pesquisa do Ibope Inteligência sobre as intenções de voto em Belém, divulgada ontem, a poucos dias do segundo turno das eleições municipais, aponta o atual prefeito Duciomar Costa (PTB) com 50%, uma vantagem de 11 pontos percentuais em relação a seu adversário, José Priante (PMDB), que tem 39% das intenções de voto dos eleitores da capital paraense, ouvidos entre os dias 19 e 20 de outubro de 2008.
Neste momento, 6% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto e outros 5% ainda estão indecisos sobre sua intenção.
A pesquisa aponta um salto de Duciomar de 46% para 50%, e uma queda do candidato José Priante de 43% para 39%, em relação à pesquisa divulgada no dia 11 e publicada no dia 13 em O LIBERAL e no Amazônia. Os dados anteriores apontavam um empate técnico entre os candidatos. Agora, o candidato do PTB disparou na preferência do eleitorado da capital.
A intenção de voto para Duciomar cresce na mesma medida em que aumenta a idade do eleitor. Assim, enquanto Priante tem 49% da preferência do eleitorado com até 24 anos e 45% entre os eleitores de 25 a 29 anos, Duciomar tem 41% e 43%, respectivamente. Já entre os eleitores com idade superior a 50 anos, a intenção de voto no prefeito atinge 64%, contra 27% de seu adversário. Além disso, o eleitorado de Duciomar é relativamente maior entre as mulheres (52% declaram voto a seu favor e 38% em favor de seu adversário). Por escolaridade, entre os eleitores com ensino superior, as intenções de voto nos candidatos são as seguintes: 42% votam no prefeito e 38% preferem o peemedebista.
Espontânea - Quando a pergunta sobre a intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Duciomar é espontaneamente citado por 47% dos eleitores da capital, enquanto Priante recebe 38% das menções, resultado bem próximo do verificado na intenção de voto estimulada. Votos brancos e nulos são declarados por 6%, enquanto 9% declaram não saber ou preferem não responder sobre sua intenção de voto na pesquisa espontânea.
Exatamente oito em cada dez eleitores declaram que já tomaram definitivamente sua decisão de voto, enquanto 15% podem mudar. A medida de expectativa de vitória indica que 50% dos eleitores de Belém acreditam na reeleição do prefeito, enquanto 38% acreditam na vitória de Priante. Ou seja, este indicador é consistente com a intenção de voto estimulada do eleitorado do município.
A avaliação do atual prefeito Duciomar Costa é a seguinte: 39% dos eleitores de Belém avaliam sua administração como ótima/boa; 36% a consideram regular e 23% a avaliam como ruim/péssima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário