quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Devoção que impressiona

No AMAZÔNIA:

O bispo de Santos (SP), dom Jacyr Francisco Braido, deixa Belém, hoje à noite, impressionado com a devoção dos paraenses à Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, dom Braido foi um dos sacerdotes convidado pela Arquidiocese de Belém para participar das homenagens e celebrações da programação do Círio. 'O povo do Pará tem nos dado um exemplo muito bonito de fé e devoção', disse o bispo, que celebrou missas na Basílica e na Praça Santuário.
Foi a primeira vez que dom Braido visitou Belém durante a quadra nazarena. 'Antes, tinha apenas passado pela cidade, mas em outras épocas'. O bispo, no entanto, não teve oportunidade de acompanhar nenhuma das procissões do Círio. 'Infelizmente tinha muitos compromissos em Santos, que me impediram de vir mais cedo. Mas, sem dúvida, pretendo voltar e acompanhar um Círio'. Um dos últimos compromissos do bispo de Santos, em Belém, no final da manhã de ontem, foi a celebração de uma missa para funcionários da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no auditório da instituição.
Ordenado bispo em 1995, dom Braido, que é gaúcho, está à frente da Arquidiocese de Santos desde o ano 2000. Além disso, é responsável pelas pastorais do Menor e da Juventude, no Sul, pela Pastoral Nacional do Mar e Pastoral Social, presidente da Cáritas Brasileira e secretário do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Durante sua estadia em Belém, fez questão de ressaltar temas importantes como a preservação da Amazônia, o respeito ao homem do campo e, sobretudo, à vida. 'Também estamos aqui para apoiar os bispos que trabalham nessa região, principalmente aqueles que, hoje, são ameaçados de morte', lembrou.

Nenhum comentário: