quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Alunos do Gentil Bittencourt participam de minicírio

No AMAZÔNIA:

A fé em Nossa Senhora de Nazaré não tem idade. A prova disso é a participação de mil alunos, entre 2 e 16 anos, do colégio Gentil Bittencourt, no minicírio da escola, que é realizado hoje, a partir das 8h, percorrendo as dependências da instituição conduzindo a imagem da Virgem de Nazaré em uma berlinda especial. A procissão apresenta diversos símbolos do Círio, como a corda, os carros dos milagres, dos anjos e das promessas.
Todos os anos, o minicírio é promovido pela escola sempre uma semana antes do Recírio, na próxima segunda-feira, quando a imagem oficial de Nossa Senhora de Nazaré voltará ao colégio Gentil Bittencourt, onde fica até o próximo Círio.
Rosangela Paes, coordenadora pedagógica da escola, explica que o minicírio é um momento especial para alunos e professores, que esperam ansiosos o dia da procissão. 'É um dia especial. Toda a preparação para a procissão envolve as crianças e adolescentes, os funcionários, a direção e os pais dos alunos, que acompanham a romaria também', diz a coordenadora.
A aluna Tayná Lima, de 7 anos, vai participar do minicírio como promesseira. A menina vai levar um pequeno fogão de miriti para simular o 'pagamento' de uma promessa. 'A minha professora disse que as pessoas pedem várias coisas para a santinha. Eu vou levar um fogão', disse a garota.
A diretora geral do colégio Gentil, irmã Jozéfa Xavier, garante que a procissão emociona as crianças, que cantam e rezam como se estivessem em uma romaria oficial. Os alunos do turno da tarde também terão uma versão vespertina. A procissão para eles acontece às 15h desta quinta-feira, quando os romeiros farão o mesmo percurso.
Durante o minicírio, uma banda de fanfarra católica e um cantor, também católico, acompanharão os pequenos fiéis.

Nenhum comentário: