quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Carros serão conduzidos ao galpão da CDP

No AMAZÔNIA:

Os 13 carros que são conduzidos na procissão do Círio de Nazaré serão levados hoje à noite ao galpão 3 da Companhia das Docas do Pará (CDP). O chamado 'transporte dos carros' pára o trânsito por onde passa e chega a reunir centenas de fiéis que acompanham a ação correndo ao lado dos carros. Da CDP, os carros são conduzidos, na madrugada do domingo do Círio, para as avenidas Castilhos França e Presidente Vargas, onde são postos nas posições para o comando dos alunos das escolas públicas e particulares, responsáveis pela condução e pela recepção das promessas neles colocadas.
A berlinda que conduz a imagem da Virgem de Nazaré é o único carro que não é levado para o galpão da CDP. Os 13 carros, no final da procissão, são levados para o estacionamento do quartel do Exército, ao lado da Basílica Santuário, onde aguardam a seleção dos objetos de promessas. Algumas peças são escolhidas para fazer parte do acervo do Museu do Círio.
Todos os anos os chamados carros do Círio são revitalizados e seus rodados revisados por um mecânico. Um desses carros - o dos Milagres - refere-se ao milagre que teria ocorrido no ano de 1182, quando o fidalgo português Dom Fuas Roupinho, prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré.
Há, também, o Carro do Caboclo Plácido, o Barco dos Escoteiros, a Barca Nova, Carro do Anjo Custódio, Barca com Velas, Carro do Anjo Protetor da Cidade, a Barca Portuguesa, o Carro dos Anjos I, Barca com Remos, Carro dos Anjos, o Carro da Santíssima Trindade e o Cesto das Promessas, o último a ser introduzido na procissão, há 4 anos.
Cerca de 200 alunos representando o universo de 1.200 que vão conduzir os 13 carros do Círio de Nazaré receberam orientações de como se comportar na procissão e como receber os objetos sem que sejam danificados.

Nenhum comentário: