quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Coletiva apresenta novidades do Círio

No AMAZÔNIA:

As mudanças programadas para as procissões do Círio 2008 foram apresentadas aos jornalistas, durante uma entrevista coletiva na Arquidiocese de Belém, na manhã de ontem. Entre as novidades deste ano está a inclusão de mais um bairro no traslado da imagem de Belém para Ananindeua, na próxima sexta-feira (10). É a quarta vez que trajeto sofre alteração. Depois da inclusão do bairro do Paar, no ano passado, os moradores do Icuí-Guajará também vão receber a visita da Santa. Outra mudança ocorreu no horário da missa que precede a grande procissão, que começará às 5h30, na Catedral de Belém.
As principais alterações nas romarias que precedem e sucedem o Círio, vieram acompanhada de outras. Uma delas é o início do traslado da Santa para o município de Ananindeua, que começará às 11h da manhã. Para compensar o prolongamento do trajeto, que passou de 48 km, para 55 km, com a inclusão de mais um bairro, o diretor coordenador da Festa de Nazaré, José Ventura ressaltou outra mudança. 'Ao contrário dos outros anos, desta vez, a imagem não vai ser retirada da berlinda nas paradas em frente às paróquias', disse.
Na procissão principal, a mudança mais significativa foi no horário da missa, que será às 5h30. Sobre as paradas para as homenagens neste dia, Ventura informou que 'não existe parada oficial no Círio'. Segundo ele, não há como controlar a berlinda. 'Se a corda estiver em movimento, a berlinda vai andando normalmente. Ano passado, por exemplo, tivemos a questão do Banco do Brasil, que chamou cantores de fora para homenagear a Santa e a berlinda não parou, porque realmente não temos como controlar isso', ressaltou.
A Romaria Rodoviária também sofreu uma pequena mudança. A missa do encerramento, que precede a subida da imagem no andor do rebocador da Marinha do Brasil, não vai mais acontecer na frente do trapiche de Icoaraci, ora interditado. Será celebrada perto dali, no trapiche dos navios. Já a Ciclo-romaria, que é realizada no dia 25 de outubro, passou de 9,2 para 9,8 quilômetros; e a Romaria da Juventude, que ocorre no mesmo dia da Ciclo-romaria, passa de 3,1 km para 3,4 km.
O arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta informou que apesar das mudanças, a essência do Círio de Nazaré vai permancer a mesma. 'Algumas mudanças, como a inclusão do bairro do Icuí no traslado para Ananindeua, vem responder a um pedido do povo, pedidos que temos procurado atender, porque é uma maneira das pessoas que moram nos bairros mais distantes também receberem a visita da Santa', disse.
De acordo com os números apresentados pelo supervisor do Dieese-PA, Roberto Sena, cerca de dois milhões de pessoas devem participar do Círio. A festa deve custar perto de R$ 1,7 milhão, um crescimento de 24% em relação a 2007 quando foram gastos 1,3 milhão.

Nenhum comentário: