Quem trafega com freqüência pela Nova Duque, o tal corredor ecológico do prefeito Duciomar Costa, já se habituou a contar quantas vezes, por semana, tem visto pequenos – felizmente – acidentes às proximidades das faixas de preferência para pedestres.
Os acidentes nesses trechos têm ocorrido quase um dia sim, outro também. É que os motoristas que vão à frente não se acostumaram ainda a olhar de longe se tem pedestre querendo atravessar. Como notam quase em cima da faixa, é automático frearem bruscamente. E quem vem por trás acaba colidindo com a traseira do carro da frente.
E o pior: nessas faixas preferenciais, o que tem de cicilista atravessando de um lado para o outro, pedalando suas bicicletas, não está no gibi. E os ciclistas atravessam a faixa olhando com um ar de desdém para os motoristas que estão a esperá-lo completar a travessia.
A questão é? Por que parar nas faixas de segurança para ciclistas atravessarem? As faixas são para pedestres. Ciciclistas que passam de um lado para o outro montados em suas bicicletas são pedestres?
4 comentários:
A solução é bem simples: colocar um sinal temporário acionado pelo pedestre, como existe em várias capitais como S.Paulo.
O pedestre que chega e aciona um botão existente no poste que contém o semáforo temporário.
Em instantes, o sinal (postado em posição elevada que TODOS veêm, mesmo de longe) passará ao amarelo e ao vermelho possibilitando que veículos tenham tempo para freiar sem sobressaltos e que o pedestre atravesse sem correr risco de um "mautorista" desavisado avance sem vê-lo.
Simples, não?
Certamente, não deve ser muito mais caro do que aqueles alertas espalhafatosos de limite 60 km/h piscando em vermelho insistentemente e até distraindo o motorista.
Do jeito que está, é impossível que alguém que trafegando na pista oposta a calçada possa ver quem está iniciando uma travessia.
Solução tem, basta querer.
Na verdade, a expressão "faixa da pedestre" não deve ser entendida tão ao pé da letra, como uma área de segurança unicamente para quem anda a pé. Que diferença faz se o ciclista está pedalando ou passa a pé, empurrando a bicicleta? Preciosismo sem sentido.
Na verdade, deveríamos falar em "faixa de travessia", para qualquer pessoa que não esteja a bordo de veículos automotores.
O art. 29, § 2º, do Código de Trânsito dispõe que "Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres."
Honestamente, não consigo compreender tanto ódio em relação às "faixas cidadãs". Sou motorista e só passo pela Duque de carro, o que faz de mim um dos supostos prejudicados. Mas considero uma medida altamente salutar forçar os motoristas de Belém - verdadeiros psicopatas - a mudar seus hábitos, a ter um mínimo de cidadania. Se a boa educação não é espontânea, deve ser ensinada. Já estive em cidades em que o respeito ao pedestre era natural e, na condição de pedestre, senti-me muito bem com isso.
Até hoje, não vi uma só manifestação contrária às "faixas cidadãs" que não fosse baseada no velho e famigerado individualismo, que tantos males traz ao mundo, em que pese, por vezes, se tentar mascarar esse sentimento por meio de argumentos pretensamente técnicos.
Não digo que seja o seu caso, mas julguei oportuna esta ponderação.
Anônimo,
É válidade a sugestão.
Vou postá-la na ribalta, na manhã deste sábado.
Abs. e bom final de semana.
Yúdice,
É, sim, uma medida altamente salutar. E devo até reconhecer que as pequenas colisões decorrem, segundo destacado no post, porque os motoristas não estão habituados a olhar a distância para ver se tem gente querendo atravessar.
Suas críticas são mais do que pertinentes.
Vou postá-las na ribalta, neste sábado.
Bom final de semana pra você.
Abs.
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