quinta-feira, 29 de maio de 2008

Venezuela deve adquirir 12 mil cabeças de búfalos no Pará

O governo da Venezuela poderá adquirir no Pará 12 mil cabeças de búfalos até 2010. Numa primeira fase seriam três mil fêmeas e 120 reprodutores, que darão suporte inicial à cadeira produtiva a ser implementada naquele país. Foi o que informaram representantes do governo venezuelano que na quarta-feira (28) tiveram uma reunião na secretaria estadual de Agricultura em Belém, com o secretário Cássio Alves Pereira e com empresários do setor.

Nesta quinta-feira (29), eles começam a percorrer 15 fazendas e duas empresas de laticínios, em 11 municípios paraenses, para conhecerem o potencial do rebanho de búfalos local.

A Agropecuária Kakuri, do empresário Eduardo Daher, foi responsável, em fevereiro deste ano, pela exportação dos primeiros 1.357 búfalos exportados pelo Pará para a Venezuela. Todos os animais eram destinados à reprodução, sendo a maioria formada por garrotas e novilhas prenhas, incluindo 100 matrizes de leite com produção controlada e dez reprodutores de excelente linhagem.

Segundo Daher, esse embarque foi possível graças ao acordo bilateral assinado pelos presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Hugo Chaves, durante a visita oficial de Lula à Venezuela em dezembro passado. "As autoridades venezuelanas acreditam que, com a exportação, os dois países saem fortalecidos e querem com essa iniciativa promover o resgate da pecuária venezuelana, com o objetivo maior de produzir leite, hoje em falta no seu país", afirma ele.

 

Leia mais no Pará Negócios, do jornalista Raimundo José Pinto

Nenhum comentário: