quarta-feira, 28 de maio de 2008

Minc promete obras e áreas de preservação

Na FOLHA DE S.PAULO:

Empossado ontem no cargo de ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT-RJ), 56, afirmou que licenças ambientais e unidades de conservação na Amazônia deverão ter ritmo semelhante, "dois pra lá, dois pra cá", como nos boleros.
Foi a primeira indicação de que pretende liberar obras no mesmo compasso em que cobrará a criação de unidades de conservação na Amazônia.
"Tive longas conversas com a ministra Dilma Rousseff [Casa Civil], nos entendemos muito bem, e a nossa música é dois pra lá, dois pra cá. Duas licenças, dois parques ambientais", afirmou Minc na primeira entrevista após a posse, no Planalto.
"O desenvolvimento vai andar e a preservação, também."
A demora na concessão de licenças é uma das principais queixas dos críticos, dentro e fora do governo, da gestão da ex-ministra Marina Silva, apesar das cerca de 300 licenças liberadas em média pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desde 2003.
A queda na criação de unidades de conservação no segundo mandato do presidente Lula foi um dos sinais apontados por Marina das resistências crescentes à defesa da floresta. Nove novas áreas de conservação apresentadas pelo Ministério do Meio Ambiente à Casa Civil foram engavetadas. A mais importante é a proposta de reserva extrativista do Xingu.

Mais aqui.

Nenhum comentário: