quarta-feira, 28 de maio de 2008

PSDB já esteve mais pró-Duciomar até a semana passada

Nos últimos dias, refluíram – mas refluíram bastante – as tendências que se mostravam cada vez mais pronunciadas entre os tucanos de Belém para se definir em favor de uma aliança do PSDB com o PTB do prefeito Duciomar Costa. E nesta aliança, é claro, os tucanos ficariam com meros coadjuvantes, com o lugar de vice na chapa encabeçada pelo próprio Duciomar, candidato natural à reeleição.
As tendências cada vez mais pronunciadas, entre os tucanos, de apoiarem o prefeito de Belém cederam mais espaço em favor das duas outras alternativas à mão: uma candidatura própria do partido, que neste caso seria corporificada pelo ex-secretário de Estado de Cultura Paulo Chaves, e uma coligação com o Democratas (DEM) da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco.
A decisão do PSDB sobre o assunto deve ser tomada nesta quinta-feira, quando serão ouvidos Duciomar e Valéria, que passarão por uma sabatina informal por parte de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores do PSDB. Quanto a Paulo Chaves, ele já foi sabatinado na reunião de 19 de maio passado, que não apenas demorou como foi palco de lances pra lá de palpitantes. Foi o caso, por exemplo, do senador Mário Couto, que abandonou o encontro em pleno andamento, por discordar dos procedimentos de consulta adotados por Jatene.
Mas tudo agora vai depender – e muito – do encontro que o ex-governador Simão ficou de ter nesta quarta-feira, em Brasília, como senador Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB.
Do que Jatene disse e do que ouvir de Sérgio Guerra vai depender, e muito, o encaminhamento das discussões na reunião até aqui marcada para amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito Duciomar Costa torce, e muito, para que o PSDB decida por uma candidatura própria, tipo Paulo Chaves.
Para Duciomar, mais importante do que coligar com ele, a candidatura própria o deixa livre para continuar tentando uma aliança com o PMDB de Jáder Barbalho, e a simpatia do PT e da governadora Ana Júlia no segundo turno.
Coligando com o PSDB, Duciomar perde mais do que ganha.
O jogo dele e de seus aliados, é forçar uma candidatura própria tucana, com a condição de que ela seja laranja. Se for assim, ele até ajuda na campanha, já comunicou aos cardeais do PSDB.
Duciomar está jogando duro, e ponha duro nisso, para o PSDB não coligar com o DEM, da ex vice governadora Valéria Pires Franco.
A preocupação de Duciomar é com o tempo de TV que Valéria pode ter, se coligando com o PSDB.
Hoje, Valéria está empatada tecnicamente com Duciomar, e bem a frente dele na simulação de segundo turno.
Com um bom tempo de TV e aliada ao PSDB, Valéria tem tudo para se distanciar ainda mais de Duciomar, e garantir o seu lugar no segundo turno.
É tudo o que o Duciomar tem pavor.
Pavor mesmo.

Anônimo disse...

A Valéria Pires, no segundo turno contra o Duciomar, o prefeito pode se preparar para tirar o seu cavalo da chuva.
Pesquisa na mesa da governadora Ana Júlia, mostra 19 pontos de vantagem da ex vice governadora, para o prefeito Duciomar Costa, em um embate de segundo turno.
Realmente, a coisa está feia para o lado do prefeito.