segunda-feira, 14 de abril de 2008

Reitor da UnB deixa o cargo após invasão de estudantes

Na FOLHA DE S.PAULO:

O reitor licenciado da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, renunciou ao cargo ontem, por telefone, durante reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, representantes dos professores, servidores, estudantes e integrantes do Consuni (Conselho Universitário). O ministro deu prazo até amanhã às 18h para que a comunidade acadêmica apresente um nome para assumir o cargo a partir de quarta.
Cabe a Haddad a escolha de um reitor "pro tempore". Se não houver unanimidade entre professores, servidores e estudantes, o ministro fará a escolha. "Não podemos deixar a universidade acéfala. Há decisões importantes para serem tomadas." O substituto ficará no posto por até 180 dias, prazo em que terá de convocar e realizar eleição da nova diretoria da UnB.
Segundo a Folha apurou, um dos cotados é Antonio Carlos Pedroza, professor do Instituto de Física da universidade. Com 27 pessoas ligadas à UnB, a reunião de ontem tinha sido convocada por Haddad para tentar superar impasse iniciado em 3 de abril, quando alunos invadiram a reitoria.
Por conta do desvio de R$ 470 mil de verba de pesquisa para comprar móveis de luxo, eles queriam a saída de Timothy e de toda a direção, composta por um vice-reitor e cinco decanos. A situação se agravou no sábado, com a renúncia do vice-reitor, Edgar Mamyia.
A solução imediata seria então que o mais velho dos decanos assumisse como reitor, mas o telefonema de Timothy ao ministro às 15h30, renunciando "em nome da pacificação", fez com que toda a direção da UnB automaticamente caísse. "O mero afastamento do reitor parecia não resolver a crise porque estava mantida sua equipe de decanos. Em virtude deste descompasso, a solução era difícil", disse Haddad.
O ministro disse esperar que a comunidade acadêmica escolha um nome até terça-feira e também pediu aos estudantes que desocupem a UnB para garantir ao reitor "pro tempore" condições de trabalho.

Mais aqui.

Nenhum comentário: