sábado, 5 de abril de 2008

Para oposição, CPI no Senado é "inevitável"

Na FOLHA DE S.PAULO:

Líderes de oposição classificaram ontem como "inevitável" a necessidade de instalação de uma CPI exclusiva no Senado para investigar o uso de cartões corporativos pelo governo. O presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), concordou e disse que vai formalizar a instalação da comissão com a leitura do seu requerimento em plenário na terça.
A Folha publicou ontem cópia dos registros do arquivo de computador em que foram listados os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da sua mulher, Ruth, e de ministros tucanos. O documento demonstra a data em que o material começou a ser produzido (11 de fevereiro de 2008) e que foi salvo na rede de computadores da Casa Civil.
"Essas novas informações só fazem contribuir para um clima favorável para essa nova CPI", disse Garibaldi. "Por isso entendo que não há como segurar [a CPI]. Ela é inevitável pelo simples fato de que vou lê-la de qualquer maneira na terça-feira", afirmou.
O presidente do Senado disse, no entanto, estar preocupado com o ritmo dos trabalhos na Casa. "Sempre defendi a investigação, mas preferiria que não houvesse mais uma CPI. Não sei como vamos conviver com essas CPI mais as votações de medidas provisórias", disse. "Pode resultar num processo tumultuado que não ajuda a investigação."
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse que vai cobrar de Garibaldi o compromisso de criar a CPI . "Na comissão mista, a base aliada ao governo não quer investigar nada", disse. "Agora, com essas novas informações da Folha, a CPI exclusiva não é só necessária, é imperiosa."

Mais aqui.

Nenhum comentário: