sexta-feira, 25 de abril de 2008

Kassab defende saída de Alckmin e assume sua candidatura

Na FOLHA DE S.PAULO:

Vitaminado pela oficialização do apoio do PMDB à sua candidatura, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), se permitiu ousar ontem ao apresentar seu nome como consolidado para a disputa e defender, publicamente, a retirada do ex-governador Geraldo Alckmin da corrida municipal.
Após receber o apoio do PMDB, Kassab admitiu que a aliança o fortalece para negociar com o PSDB um acordo pelo qual os tucanos o apoiariam para a prefeitura. Em troca, PMDB e DEM se comprometeriam com a eleição de Alckmin ao governo do Estado em 2010. "Evidente que isso nos dá condições de mostrar ao PSDB que essa aliança fortalecida é um argumento a mais para mostrar a viabilidade da eleição de Geraldo Alckmin a governador."
Longe de ser uma imposição, Kassab disse que PMDB e DEM trabalharão para "que a naturalidade [de sua candidatura] prevaleça". Referindo-se a si mesmo como uma terceira pessoa, Kassab afirmou que a aliança "é um passo a mais" para a consolidação de sua candidatura. "A partir do momento que o PMDB, através de seus dirigentes, por unanimidade, define que o Kassab é o seu candidato, vamos juntos mostrar para o PSDB que ele precisa estar junto nessa aliança."
Kassab citou três vezes a "candidatura Kassab" como lançada. Um exemplo: "Além de falar aqui numa candidatura, a candidatura do Kassab, estamos falando na busca que vamos fazer com muita energia, PMDB e os democratas, na manutenção do PSDB na aliança".
Em outro momento, o prefeito insinuou que sua candidatura é a que garante a continuidade da administração iniciada pelo governador José Serra (PSDB). "As palavras de Quércia foram claras no sentido de o PMDB abraçar o projeto da administração Serra/Kassab que tem, todos sabem, a candidatura Kassab lançada já um tempo atrás pelos democratas."
Minutos antes, ao discursar para a executiva estadual do PMDB, Kassab deixou claro que só há uma cadeira para o PSDB na aliança: vice. O prefeito disse que "terá muito orgulho" de contar com a engenheira Alda Marco Antônio na vice. Mas, ao confessar que espera a adesão do PSDB, afirmou: "Nossa torcida é que o Quércia, junto com dirigentes do PMDB, PSDB e democratas, possa escolher um vice que pode ser a própria Alda. Uma escolha não do PMDB, da aliança, ou pode ser alguém do PSDB".
Kassab chegou ao encontro do PMDB ao meio-dia e foi apresentado pelo presidente estadual do PMDB, Orestes Quércia, como o "futuro prefeito". Quércia defendeu a desistência de Alckmin. Para Kassab, "uma excelente proposta".

Nenhum comentário: