sexta-feira, 4 de abril de 2008

Indefinição marca decisão sobre quem vai dirigir a Uepa

É hoje ou nunca.
Não pode passar desta sexta-feira a nomeação de alguém, nem que seja o bedel, para tomar conta da Uepa. O mandato do professor Fernando Palácios na reitoria acaba hoje. E a governadora Ana Júlia Carepa ou nomeia um pro tempore, como era sua intenção, ou então acolhe os dois nomes escolhidos pelo Conselho Universitário (Consun), na reunião da última quarta-feira.
O Conselho escolheu a professora Ana Kelly Martins, do Centro de Ciências Sociais e Educação, para ser a reitora temporária até que se desenrole o nó do processo de escolha para reitor. E para vice-reitor foi indicado o professor Napoleão Braum, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Se não for essa a alternativa preferida, então restará à governadora escolher mesmo um pro tempore. Até agora, o nome que mais vem sendo mencionado é o da professora Marília Brasil Xavier, médica, especialista em dermatologia e infectologia.
Ontem à noite, o blog conversou com o procurador-geral do Estado, Ibrahim Rocha, que até então se encontrava fora de Belém. Ele não mencionou nomes. E quando indagado sobre a legalidade da decisão do Consun em escolher dois nomes para submetê-los à homologação da governadora, mesmo que esse tipo de procedimento não seja previsto no Regimento Geral da Uepa, informou que não conhecia os regramentos internos da instituição. “Mas a ser verdade que o regimento não prevê a hipótese de vacância para os cartos de reitor e vice-reitor, então as escolhas do Consun podem ser questionadas”, disse apenas o procurador.
Até o início da madrugada, a edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado estava inacessível no site da Imprensa Oficial do Estado (IOE). Só de manhã é que será possível saber quem, afinal, será o dirigente temporário da Uepa, até que se decida sobre o processo de escolha do novo reitor, até aqui paralisado desde janeiro deste ano.

Nenhum comentário: