terça-feira, 22 de abril de 2008

Governo do Pará promove 1º leilão de madeira apreendida

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promove no próximo dia 15 de maio, em Santarém, Região do Baixo Amazonas, o primeiro leilão de madeira ilegal apreendida em ações de fiscalização do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Trata-se de um leilão inédito no Brasil, e só foi possível graças a um termo de cooperação firmado entre o Ibama e o governo do Pará em novembro passado, que prevê a doação à Sema de madeira apreendida em ações de fiscalização, para posterior leilão administrativo. A partir desse termo, assinado pela governadora Ana Júlia Carepa e pelo presidente do Ibama, Bazileu Margarido, a Sema passa a ser a fiel depositária dos bens apreendidos e a responsável pela posterior destinação.

Em outras unidades da federação, o fiel depositário ainda é aquele que afirma ser dono do produto. Boa parte dessa madeira apodrece nas áreas de apreensão ou é desviada pelo próprio madeireiro. Para o secretário de Meio Ambiente, Valmir Ortega, o leilão é uma forma rápida de aproveitar um material que é perecível.

Ao todo serão ofertadas cerca de 5,5 mil metros cúbicos (m3)de madeira, entre toras e madeira serrada, com lance mínimo de R$ 300,00 o m3 e R$ 500,00 o m3, respectivamente. O leilão será realizado no pátio do Ibama, na cidade de Santarém, a partir das 9 horas.

Fiscalização - De acordo com Valmir Ortega, parte do recurso apurado será destinada ao fortalecimento da fiscalização dos dois órgãos ambientais e da área de segurança pública - o dinheiro do crime ambiental será utilizado para combatê-lo. Outra parte será aplicada no combate às ações criminosas, seja na recuperação de áreas degradadas ou no apoio a grupos sociais que queiram promover a atividade florestal de modo sustentável, acrescentou Ortega.

Ao promover um prejuízo patrimonial, com a apreensão e leilão do bem, os governos federal e estadual esperam diminuir o desmatamento na Amazônia.

Os objetos do leilão estão distribuídos em três lotes, sendo um de madeira serrada e dois de toras e serão vendidos em estado de conservação e nas condições em que se encontram. Os interessados poderão examinar a madeira previamente, já que o edital não permite posterior reclamação quanto à qualidade. As visitas para exame da madeira poderão ser realizadas nos dias 6, 7, 8 e 9 e 12, 13 e 14 de maio, no pátio do Ibama, em horário comercial (de 8 às 12 e de 14 às 18 horas).

O lote 1 totaliza 79.502 m3 madeira serrada (jatobá, ipê, maçaranduba, jatumana e outras espécies). Os lotes 2 e 3 têm 5.190,976 m3 de madeira em tora (angelim, ipê, tauri, maçaranduba, jatobá e outras espécies)

Poderão oferecer lances pessoas físicas e jurídicas que estejam com seus documentos regularizados. É vedada a participação do infrator, pessoa física ou jurídica, que teve os bens apreendidos.

 

Mais aqui.

Nenhum comentário: