segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fernando Lugo vence eleições presidenciais no Paraguai

Fernando Lugo foi oficialmente declarado vencedor das eleições paraguaias deste domingo, com 40,8% dos votos, contra 30,8% para a candidata do governo, Blanca Ovelar, informou o Tribunal Eleitoral do país.
O general reformado Lino Oviedo ficou na terceira posição, com 22%, informou o vice-presidente do Tribunal Eleitoral, Juan Manuel Morales, após a apuração de 92% das urnas.
O índice de participação foi de 65% dos quase 2,9 milhões de paraguaios aptos a votar, destacou Morales.
Antes mesmo do resultado final ser anunciado, Blanca Ovelar, candidata presidencial do Partido Colorado do Paraguai, no poder há 61 anos, reconheceu sua derrota perante Lugo.
"Assim como estão avançando as projeções do resultado é irreversível e reconhecemos o triunfo de Fernando Lugo", disse Ovelar aos jornalistas na sede de sua organização quando ainda cerca de 80% das mesas eleitorais estavam apuradas.
Oviedo também reconheceu publicamente o triunfo de Lugo e assegurou que o apoiará se responder aos interesses do povo.

Perfil
Lugo nasceu em 30 de maio de 1951, em San Solano, no distrito de San Pedro del Paraná, Departamento (Estado) de Itapúa, a 400 quilômetros ao sul de Assunção.
Filho de Guillermo Lugo e Maximina Mendez Fleitas, teve parte de sua família vítima da repressão durante a ditadura de Alfredo Stroessner, que durou de 1954 a 1989.
Em março de 1970, ingressou no Noviciado dos Missionários do Verbo Divino. Em setembro de 1972, professou seus votos na congregação missionária, em Assunção. Três anos depois, fez votos perpétuos.
Paralelamente, formou-se em Ciência Religiosa na Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, na capital paraguaia.
Ordenou-se sacerdote em 15 de agosto de 1977 e, posteriormente, seguiu para o Equador para trabalhar como missionário na diocese da província de Bolívar, onde foi professor e pároco das localidades de Guaranda e Echeandía.
No Equador, trabalhou com o monsenhor Leonidas Proaño, um dos expoentes dessa corrente religiosa, que tem ainda como um de seus líderes o brasileiro Leonardo Boff. Proaño era conhecido na região como "o bispo dos pobres".
Em meados de 1982, retornou ao Paraguai, e no ano seguinte viajou para Roma para realizar estudos de espiritualidade e sociologia, graduando-se em Doutrina Social da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Foi membro da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal Paraguaia e da equipe de Reflexão Teológica do Celam (Conselho Episcopal Latino-americano).
Foi ordenado bispo em 1994. No final do mesmo ano, passou a ser bispo emérito, e em menos de um ano surgiu como uma figura política por suas críticas ao governo do presidente Nicanor Duarte.
Em março de 2006, Lugo liderou o movimento Resistência Cidadã, que reunia os principais partidos políticos da oposição, cinco centrais sindicais e mais de cem associações e movimentos civis.
No mesmo mês tornou-se o principal orador de uma manifestação convocada pela Resistência Cidadã que reuniu mais de 30 mil pessoas em frente à sede do Congresso, em protesto contra o Governo.
No final de 2007, Lugo oficializou sua candidatura presidencial para as eleições deste domingo, encabeçando a lista da Aliança Patriótica para a Mudança.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: