sexta-feira, 18 de abril de 2008

Exposição em NY tenta sensibilizar para questões amazônicas

Além das agressões ao meio ambiente na Amazônia, existem várias experiências transformadoras e bem-sucedidas, com base no desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e respeito ao povo local. É isso que pretende mostrar a Exposição Amazônia Brasil, que abre no próximo dia 22 de abril em Nova York, prosseguindo até o dia 13 de julho, no que já está sendo considerado como o maior evento já realizado no exterior sobre a região. Leia a seguir mais detalhes sobre o evento, em notícia divulgada pela Temple Comunicação.

Uma das mais importantes exposições já realizadas no mundo sobre a região, a Amazônia Brasil, acontece em Nova York de 22 de Abril a 13 de Julho. A exposição, em sua oitava edição, é organizada pelo Projeto Saúde e Alegria-PSA, e pelo Grupo de Trabalho Amazônico-GTA, que representa mais de 600 entidades da Amazônia brasileira. A direção é do médico Eugênio Scannavino Netto, coordenador do PSA, e execução da Fare Arte. A direção de arte da exposição principal, que ocorre no Píer 17, é de Gringo Cardia e grande acervo de fotos de Araquém Alcântara e Luis Cláudio Marigo.

Conta com a parceria de diversas instituições de pesquisa, entre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e Museu Paraense Emílio Goeldi, além da colaboração das principais ONGs ligadas à Amazônia.

Um dos principais objetivos da exposição é trazer benefícios diretos às comunidades amazônicas, os verdadeiros guardiões da floresta, e valorizar as iniciativas já existentes de desenvolvimento sustentado. Também quer sensibilizar para a urgência da conservação da Amazônia na regulação climática e para o futuro do planeta.

Em Nova York o principal patrocinador será a Alcoa e Alcoa Foundation. O evento também tem a colaboração das empresas IBM e American Express Foundation e o reconhecimento do governo brasileiro, por meio dos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e da Cultura. Nesta edição conta também com o apoio de relevantes instituições americanas como o World Financial Center, Universidade de Nova York, a Organização das Nações Unidas-ONU, Smithsonian Institute, Central Park e o Museu do Índio Americano.

A exposição Amazônia Brasil em Nova York será a maior versão internacional da mostra, que já passou pela França (Paris), Suíça (Lausanne) e Alemanha (Bavária), depois de São Paulo, onde teve início em 2002. Com expectativa de participação de aproximadamente 400 mil pessoas, a exposição ocorrerá em 11 pontos da cidade norte-americana, incluindo uma extensa programação multicultural, com a presença de artistas da música e do artesanato da região amazônica, festival de cinema, exposição fotográfica, entre outras atividades.

 

Leia mais no Pará Negócios, do jornalista Raimundo José Pinto.

Nenhum comentário: