sábado, 12 de abril de 2008

Dossiê não é crime e todos fazem, diz Tarso

Na FOLHA DE S.PAULO:

O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou ontem, durante evento em São Paulo, em que esteve presente a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que fazer dossiê não é crime e que todo governo faz a mesma coisa. Crime, disse, é funcionário público vazar dado sigiloso.
"Não existe no Código Penal brasileiro um crime chamado dossiê", afirmou o ministro, que há duas semanas havia dito não ver razão para a Polícia Federal entrar no caso. Na ocasião, disse que o dossiê era uma questão de "conceito, não de fato determinado".
Ontem, o ministro deu uma nova definição: "Dossiê é um conjunto de dados que pode ser feito pela oposição, pelo debate político, pelo governo e inclusive pela própria imprensa, como eventualmente ocorre".
Os gastos pessoais de Ruth e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram incluídos no material produzido em fevereiro por servidores da Casa Civil subordinados a Erenice Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff.
A PF só investiga o vazamento, e não a montagem do dossiê.
"Jamais me reportei ao dossiê da Casa Civil, ao eventual dossiê ou à coleta de dados. Isso está sendo examinado pela PF. O que eu disse sempre é que não existe uma tipificação penal chamada dossiê, lamento pela oposição e pela imprensa que têm insistido nisso", disse Tarso. Sobre a fabricação do documento, insistiu que todo governo tem o direito de "coletar dados para compará-los com governos anteriores e mostrar a lisura de seu comportamento".

Mais aqui.

Nenhum comentário: