terça-feira, 15 de abril de 2008

Agora ele diz que não disse. Mas que disse, disse.

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, negou nesta terça-feira que tenha anunciado a descoberta de um novo campo de petróleo pela Petrobras. Segundo Lima, ele apenas reproduziu informações publicadas na revista do setor energético "Worldoil", em fevereiro. A mesma explicação já havia sido dada ontem pela agência.
"Não fiz anúncio de nada. Eu sou autoridade, não sou subordinado à Comissão de Valores Mobiliários [CVM, órgão que regula o mercado de capitais]. Sou membro do governo e estava falando para um público especializado", disse Lima, que participa de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em Brasília.
Ontem (14), no Rio, Lima disse que o bloco BM-S-9, conhecido como Carioca, pode ser o terceiro maior campo de petróleo do mundo. Segundo ele, o poço, que teria reservas em torno de 33 bilhões de boe (barris de óleo equivalente), seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, na Bacia de Santos.
A declaração provocou alvoroço no mercado financeiro e as ações da Petrobras subiram 5,62% (ação preferencial) e 7,67% (ação ordinária). Hoje, as Bolsas de Londres e Madri, na Europa, sobem com a repercussão do possível megacampo.

Mais aqui.

Nenhum comentário: