quinta-feira, 27 de março de 2008

Gusmão vai ajuizar queixa-crime contra Bira Rodrigues

Advogados do professor Sílvio Gusmão, primeiro colocado na eleição para reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), colhem os últimos subsídios para concluir queixa-crime a ser ajuizada contra o também professor Bira Rodrigues, segundo colocado na disputa.
Gusmão considera-se vítima de crime contra a honra que teria sido praticado pelo opositor, no âmbito de processo em que o próprio Gusmão pede que a Justiça decrete a nulidade do processo eleitoral na Uepa, suspenso desde 15 de janeiro deste ano, por meio de liminar deferida pelo juiz Charles Menezes Barros.
Ao contestar a ação declaratória de nulidade, em peça que leva a assinatura da advogada Mary Cohen, o professor Bira Rodrigues acusa Gusmão de acumular o cargo de professor visitante de uma instituição de ensino superior particular, a Universidade Castelo Branco (UCB), com sede no Rio de Janeiro (RJ).
Além disso, considera um despropósito que Gusmão tenha pedido apenas a anulação do resultado da eleição, e não do processo eleitoral por inteiro, já que se alegam vícios desde o seu início. Também sobram acusações ao atual reitor, Fernando Palácios, acusado de utilizar a máquina universitária para fazer campanha em favor de Gusmão, atual pró-reitor da Uepa.
Bira Rodrigues, através de sua advogada, destaca na peça de defesa o link http://lattes.cnpq.br/5965559391455423, que conduz ao currículo de Sílvio Gusmão. Aí é que se encontra a menção de que ele é professor visitante da Universidade Castelo Branco, atua como professor orientador, com carga horária de 20 horas, e “desempenha no Programa de Mestrado em Motricidade Humana as funções de professor/orientador e membro efetivo do respectivo colegiado”.
Na queixa-crime que ingressará em juízo, pretende desmontar todas as acusações de Bira Rodrigues, inclusive a de que beneficiou-se da máquina administrativa da Uepa no processo eleitoral ainda inconcluso.

Saiba mais sobre a novela Uepa:
Abrem-se as cortinas do - péssimo - espetáculo na Uepa
Bira Rodrigues acusa Gusmão de acumular cargos ilegalmente
Gusmão junta documentos para anular eleição da Uepa
Mais uma decisão mantém caso Uepa na estaca zero
Desembargadora não vê lesão à ordem pública no caso Uepa
Processo de escolha do reitor da Uepa continua paralisado
Juiz indefere liminar para anular eleições da Uepa
Gusmão pede que resultado da eleição seja anulado
Bira Rodrigues entra com recurso no TJE
Processo de escolha do reitor da Uepa continua suspenso
Agravo pede a suspensão de liminar no caso Uepa
Processo eleitoral na Uepa está suspenso

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Paulo,
Importante salientar que o Prof. Bira no dia 25/02/08 entrou com com representação contra Silvio Gusmão na Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado pedindo para ser determinada a instauração de inquérito policial, por ter ido na imprensa denegrir a imagem do Prof. Bira perante a opinião pública e perante as autoridades de tal forma que fosse inviabilizada sua nomeação. Acusa o candidato Silvio Gusmão de crime de imprensa, de difamação, de injúria e de calúnia por ter deliberadamente ofendido a reputação do requerente.