quinta-feira, 27 de março de 2008

PMs são vítimas de estigmas que precisam ser removidos

A providência do promotor militar Armando Teixeira Brasil, de pedir informações ao diretor de Recursos Financeiros da Polícia Militar sobre os atrasos no pagamento de diárias, conforme postagens várias que tiveram destaque aqui no blog nos últimos dias, é das mais salutares. E o Ministério Público deve se manter vigilante sobre esse assunto, para que a PM não venha a eximir-se da obrigação de prestar as informações solicitadas.
Policiais militares, não é de hoje, são vítimas de estigmas que crescem na mesma medida em que a corporação se vê numa situação de desfavorecimento em relação, inclusive, a conceitos correntes perante boa parte da sociedade, destinatária da proteção dos aparelhos de segurança do Estado.
Pois a sociedade, em vários de seus segmentos, mostra-se tendente a ver no policial um relapso, alguém conivente com desvio de condutas éticas deploráveis, um servidor público que se mostra exímio em meter o pé na porta para invadir residências de madrugada, sem o amparo de ordens judiciais. Tende a ver no policial, enfim, um servidor público agressivo que, em vez de inspirar respeito, inspira temores.
Essa, repita-se, é uma visão estigmatizante. Policiais bandidos e que não merecem vestir a farda que vestem são como jornalistas aos quais faltam caráter e qualidades mínimas para exercer a profissão. Da mesma forma como há maus policiais, há maus advogados, maus juízes, maus promotores, maus médicos e maus professores.
Os depoimentos postados no blog (aqui e aqui) devem servir como referência que policiais são trabalhadores, têm famílias, têm obrigações financeiras a cumprir, são presas de sentimentos de afeto por familiares dos quais ficam distantes. Policiais são integrantes de carreira típica de Estado. E se expõem – ao contrário dos que vivem em gabinetes com clima de montanha – a riscos de toda ordem, num ambiente em que o banditismo se arma, coleciona munição da melhor espécie e põe em prática a audácia desmedida, tudo isso em confronto com policiais sem meios adequados para enfrentá-los.
O governo do Estado, que se elegeu no ano passado, elegeu-se por um partido de trabalhadores. Deveria, por isso, dar preponderância a questões graves como essa, que envolve trabalhadores. A menos que o governo do Estado tenha incorporado estigmas deploráveis, capazes de colocar os policiais militares no limbo do esquecimento, do desprezo e do desrespeito a seus direitos.
Enquanto a negação de direitos básicos aos PMs perdurar – como é o caso da justa remuneração -, será difícil o governo do Estado negar que não comunga de visões discriminatórias – e por isso repulsivas – em relação aos policiais militares. Não a todos, evidentemente, mas aos que estão na linha de frente e que deveriam, por isso, ser melhor distinguidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Espero que não seja mais uma situação sem solução, pois meu filho cansou de viajar pela PM e nunca recebeu nenhum centavo, a desculpa sempre era a mesma, o Estado não tem dinheiro para pagar.
Quando mudou o governo, a única coisa que mudou foi a quantidade de trabalho, pois almentou, sequer respeitam o descanso de 48 horas, após 24 horas de trabalho, ao contrário, em diversos quartéis, inclusive no quartel em que meu filho serve, os serviços são 24 por 24 horas, ou seja, mal ele saiu do quartel, tem que voltar, pois ele nunca sai na hora em que deve sair, NA REALIDADE ELE SÓ TEM HORA PARA ENTRAR.
Se não bastasse, nas horas que ele deveria ficar com a família para descansar, ELE PRECISA FAZER VÁRIOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, POIS SE ATRASAR RESPONDE A PROCESSO JUNTO AO JUIZ AUDITOR QUE NÃO DEVE TER CONHECIMENTO DESSA ROTINA, SE TIVESSE, SERIA MENOS RÍGIDO, POIS É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL FAZER O QUE TODOS ELES EXIGEM.
Tem uma coisa, quanto mais em baixo na hierasquia, mais trabalham, menos ganham e mais são punidos por nada, por indisciplicas ocasionadas pelo questionamento, afinal, hoje ninguém aceita ser escravo.
Não entendo porque o MPT não fiscaliza essa exploração nos quartéis que cria sujeitos violentos e revoltados com a socidade, já que eles são privados inclusive do convivio com a família.
Rezo a Deus todos os dias para que meu filho largue a farda e procure algo melhor e que lhe dê algum reconhecimento, algum retorno...Rezo muito e agradeço todas as vezes que o vejo entrando em casa, pois se arriscar pela sociedade que não lhe dá valor, causa ainda mais dor ao meu coração de mãe.
Assim como a mãe do preso quer que ele seja bem tratado na prisão, eu desejaria que meu filho fosse bem tratado no quartel pelos que o cercam e são superiores a ele profissionalmente.
Amo meu filho e por isso rezo para que ele deixe a PM. Desculpem meu tom de revolta, mas amor de mãe é o maior amor do mundo.

Poster disse...

Imaginamos a dor e as aflições que a senhora sente. Mas é preciso resistir.
Vou postar seu comentário na ribalta.
Abs.

Anônimo disse...

Li seus posts posteriores ao meu comentário e depois de um almoço de domingo em família, resolvi vir aqui fazer novo protesto...
Meu amado filho, bem como os filhos de muitas mães foi designado para ir para uma operação ainda esta semana, vão substituir outros filhos de outras mães que já estão viajando há muitos dias, aliás viajaram antes da semana santa, detalhe, até hoje não receberam diárias.
O que meu filho me contou é simplesmente abominável e neste momento tento externar minha revolta como mãe, mas palavras são poucas para retratar tudo o que eles tem passado.
É bom que se ressalte que a situação de caos em que se encontra a PM está intimamente ligada com o aumento desordenado da violência no Pará, de tantos pais chorando pela perda de seus filhos, como hoje tenho medo de chorar pelo meu.
Meu filho hoje me disse que os policiais que estão retornando esta semana foram salvos pelo "gongo", pois receberam seus salários na sexta e assim vão conseguir pagar suas respectivas dívidas com alimentação e alojamento, pois não ficaram alojados no quartel e bancaram todas as suas despesas para garantir a segurança no Município até agora, sem qualquer resposta do Governo ou do Comando Geral sobre o assunto, e aí podemos usar a máxima: "Quem cala, consente",serve tanto para a o Comando da PM quanto para seus comandados, os motivos são bem diferentes, porém a atitude é a mesma, o silêncio.
Porém eu, mãe que criou um filho com tanto carinho, investiu o pouco que pode em seus estudos, não deseja que ele passe pelo mesmo sofrimento que hoje outros filhos de outras mães estão passando.
Não posso me calar na iminência de meu filho viajar, se expor a todo o tipo de perigo e ainda ter que sacrificar financeiramente sua pequena família mulher e filho. Aliás, meu neto está doente, com dengue para variar, estamos gastando o que não temos e a notícia de que meu filho foi designado caiu como uma bomba neste momento em nossa família, mas não posso fazer nada, não posso recolocá-lo em meu ventre e protegê-lo dessa exploração diária, como tanto desejo. Só me resta rezar muito e ter muita fé em Deus, pois o caos na Segurança Pública reflete diretamente em minha casa, em minha família...O amor que tenho pelo meu filho não admite estes riscos desmedidos, com armas enguiçadas, exigência de dinheiro no bolso para bancar operações desastradas, sem garantia de saúde, sem alimentação...
Enfim, cada vez que falo sobre isso, ainda que anonimamente, para não prejudicar meu filho, me sinto aliviada, pois sei que alguém vai ler e entender meu sofrimento.
Talvez a Governadora se tivesse um filho dedicado à sociedade, veria com outros olhos e com maior sensibilidade os integrantes da PM. Não cuidaria apenas de sua segurança pessoal, feita por eles.
não tenho esperança de melhora, acredito que as denúncias ao Promotor de Justiça serão esquecidas, se é que já não foram, a nós mães resta a angústia, o choro contido, a tragédia já anunciada...
Só posso dizer uma coisa, se algo de mal acontecer com meu filho em função de todas estas mazelas impostas a ele, não ficará assim, pois ninguém tem o direito de humilhar um filho de uma mãe que o criou com tanto amor.
Obrigada pelo espaço e desculpe o desabafo meio desordenado de um coração que hoje é só revolta e dor!!!

Poster disse...

Anônimo das 20:17,
Seu comentário é dos mais pertinentes. Vou postá-lo na ribalta durane todo o dia de hoje.
Abs.