terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sobe para 25 o número de casos de febre amarela

Em O ESTADO DE S.PAULO:

O número de casos confirmados de pessoas contaminadas no País por febre amarela silvestre aumentou para 25, segundo boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Na sexta-feira, eram 23 confirmações. O primeiro caso foi registrado em 17 de dezembro. Já a quantidade de mortes não variou nesses três dias, permanecendo em 13 óbitos, de acordo com o boletim do governo. Ainda assim, a taxa de letalidade da febre amarela silvestre permanece alta: 52%.
Segundo o ministério, o Estado que apresenta a maior taxa de incidência continua sendo Goiás, com 72%. Em seguida estão Mato Grosso do Sul (16%) e o Distrito Federal (12%).
A febre amarela é uma doença infecciosa provocada por um vírus que afeta macacos e homens. Nos animais, ele é transmitido por dois mosquitos, o Haemagogos e o Sabetis.
A ocorrência de casos entre macacos indica a presença de certos mosquitos que carregam o vírus e podem contaminar também humanos. O tratamento é voltado aos sintomas e geralmente requer hospitalização. Entre os sintomas que podem ser observados estão febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).


Mais aqui.

Nenhum comentário: