domingo, 24 de fevereiro de 2008

O nosso Garganta Profunda ao Tucupi


William Lola, o ex-secretário municipal de Saúde que “entregou” o prefeito Duciomar Costa ao Ministério Público Federal, entrará para a história paroara como o Garganta Profunda ao Tucupi.
William Lola está para o prefeito Duciomar Costa como Mark Felt esteve para o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon – guardadas, é claro, as proporções amazônicas ou mesmo norte-americanas entre uns e outros.
Mark Felt, para quem não sabe, foi a grande e indesmentível fonte dos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, que demoliram o governo Nixon com reportagens publicadas no “Washington Post” sobre o escândalo do Watergate. Recebiam as informações em off (sem a menção da fonte) de Mark Felt, então o segundo homem do FBI, e sustentavam suas matérias com base essencialmente nelas, mas também com base em muitas informações laterais que buscavam junto a muitas outras fontes.
Durante anos, os jornalistas trataram Mark Felt apenas por “Garganta Profunda”. Por décadas, especulou-se quem seria ele. O segredo sobre a identificação dessa fonte passou a ser um dos mais bem guardados do jornalismo mundial, em todos os tempos.
Em maio de 2005, o segredo foi revelado pela revista Vanity Fair. Felt teria escondido o segredo até de sua família até 2002, muito embora tenha sido apontado, por diversas vezes, como a fonte dos dois repórteres.
Carl Bernstein e Bob Woodward escreveram “Todos os Homens do Presidente”, livro de leitura obrigatória para todo jornalista e que também rendeu um filme com o mesmo nome. O livro é, igualmente, leitura obrigatório para quem não é jornalistas, mas gosta de acompanhar a apaixonante tarefa de investigar. Escreveram também “O Homem Secreto - A História do Garganta Profunda de Watergate” (aí em cima).

O Garganta Profunda ajudou a derrubar Nixon. E o nosso, o Garganta Profunda ao Tucupi?

4 comentários:

Unknown disse...

rsrs...PB, delícia de post!
Abs

Anônimo disse...

Juca,
Se alguém apertá-lo (legalmente, claro), ele dá caldo. Igual à mandioca passada no tipiti (rssss).
Abs.

Anônimo disse...

Amigos, nada disso é novidade...
para tanto existe denuncias no ministerio publico estadual, inclusive com documentação comprobatória, mas que por incrivel que pareça, existem "forças ocultas" emperrando o processo, mas graças a william "boca grande" lola ,essa verdade virá a tona...
ahhh dudú...espero que dessa mandioca saia um suco amarelo (tucupí).rsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Como aqui já dito, Anônimo, é espremer no tipiti que sai (rsss).
Abs.