sábado, 16 de fevereiro de 2008

FHC pede "fim da roubalheira" como mote de campanha

Em O ESTADO DE S.PAULO:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recomendou ontem a centenas de vereadores do PSDB, reunidos em São Paulo, que defendam cinco temas na campanha municipal deste ano: reforma política (com adoção do voto distrital), educação, saúde, segurança e “acabar com a roubalheira”. FHC propôs que o seu partido encabece uma campanha nacional pelo que chamou de “uma nova democracia” e pelo “voto decente”, que seria a base para outra campanha em favor da adoção do voto distrital no Brasil.
Como sempre acontece nos grandes eventos do PSDB, Fernando Henrique foi a grande estrela, ainda mais potencializada pelas ausências inesperadas do governador de São Paulo, José Serra, e do ex-governador Geraldo Alckmin. Durante os discursos, os vereadores quase não prestavam atenção, clicando sem parar suas câmeras fotográficas para retratar o ex-presidente.
O ex-presidente pregou insistentemente a adoção do voto distrital como ponto fundamental da reforma política e opinou que a mudança do sistema de votação será mais fácil se começar pelo município. Segundo ele, se o voto distrital for introduzido primeiro no município, as suas vantagens ficarão mais perceptíveis para os eleitores.
Ele explicou que, com apenas um candidato de cada partido em cada distrito, os nomes de uma mesma sigla não se enfrentam numa eleição, como acontece no sistema proporcional. “Isso aumentará a unidade dentro dos partidos e recuperará a credibilidade deles”, opinou. O ex-presidente criticou o atual sistema político, lembrando que muitos “foram expulsos do Congresso e hoje ficam se pavoneando e escrevendo artigos, como se nada tivesse acontecido”.

Mais aqui.

Nenhum comentário: