sábado, 16 de fevereiro de 2008

Cúpula da PF comandará investigações

Na FOLHA DE S.PAULO:

Por considerar uma investigação de nível de Estado, envolvendo interesses do país, o governo Lula decidiu transferir para a cúpula da Polícia Federal o comando do inquérito que investiga o furto de computadores da Petrobras, contendo informações sigilosas e estratégicas da empresa.
Segundo um assessor do presidente Lula, o governo classifica o caso de "grave" por ter a informação de que não se trata de um "roubo simples" e deve ser mais do que uma "simples espionagem industrial".
Ou seja, o Palácio do Planalto e a PF trabalham com a linha de investigação de que o furto não foi apenas uma operação contratada por uma empresa para dispor de informações privilegiadas a serem usadas, por exemplo, numa licitação de reservas de petróleo.
Uma das hipóteses aventadas dentro do governo é que o furto dos quatro computadores, de dois discos rígidos e dois pendrives da estatal pode ser obra de uma quadrilha internacional especializada em obter informações sigilosas para vendê-las a governos ou empresas.
Até anteontem, as investigações estavam sob responsabilidade da delegacia da PF em Macaé porque inicialmente o caso foi tratado como um roubo de carga.
Agora, diante do quadro considerado "grave" pelo Planalto, o governo decidiu que a investigação será comandada diretamente pelo diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, que designará a equipe responsável.
Nas palavras de um assessor de Lula, não se trata de um afastamento do caso da delegada Carla de Melo Dolinski, que vinha dirigindo as ações em Macaé, mas da avaliação de que não é uma situação "ordinária", e sim para uma investigação do primeiro escalão da PF.


Mais aqui.

Nenhum comentário: