sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sérgio Couto gravou encontro com Jarbas. E nega acordo.

Sérgio Couto: encontro gravado. E sem acordos.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Sérgio Couto, também conselheiro nato da Seccional do Pará e ex-conselheiro federal, gravou na íntegra um encontro que ele e o presidente da entidade, Jarbas Vasconcelos, tiveram na quinta-feira da semana passada, à noite, no terraço da Casa das 11 Janelas, um local público.
O encontro, segundo Couto, ocorreu a pedido do próprio Jarbas, com a intermediação de Daniel Lavareda, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, que procurou o ex-presidente da OAB para saber se ele aceitaria conversar com o atual presidente sobre a crise que há quase dois meses engolfa a entidade no Pará.
Sérgio Couto, segundo contou ao poster, disse que aceitaria conversar com Jarbas sem qualquer problemas, desde que a conversa tivesse como objetivo "fazer alguma coisa em benefício da instituição, que estava sendo sangrada publicamente."
Por sugestão de Sérgio Couto, acatada por Jarbas, o encontro teria como testemunhas a ex-presidente da OAB, Avelina Hesketh, da parte do próprio Couto, enquatro Daniel Lavareda participaria como testemunha indicada pelo presidente da OAB. Mas Avelina e Lavareda não puderam comparecer. E acabaram na mesma mesa apenas Sérgio Couto e Jarbas Vasconcelos.
O ex-presidente da OAB, segundo afirma, perguntou ao interlocutor, antes de começarem a conversar, se poderia gravar o inteiro teor do encontro, já que ambos tratariam de temas institucionais - ou republicanos, como se diz - e, portanto, nada teriam a esconder de ninguém que porventura viesse a escutar a gravação. Jarbas Vasconcelos, assegura Sérgio Couto, concordou que a conversa fosse gravada.
"Eu falei tudo o que achava sobre a crise na OAB e ele concordou com tudo que eu disse. Está tudo gravado em meu poder, à disposição de quem quiser", diz Sérgio Couto, em e-mail remetido a muitos advogados e cuja cópia também chegou ao Espaço Aberto.

Sem acordo
O ex-presidente se baseia justamente nos temas discutidos durante o encontro, e que estão registrados na gravação, para demonstrar que jamais foi sua intenção selar qualquer acordo e nem se render a qualquer cooptação por parte do atual presidente da OAB, contra quem disputou a eleição na Ordem, em novembro de 2009.
Os dois protagonizaram uma campanha das mais pesadas - senão a mais pesada - de toda a história da entidade no Pará. Depois que Jarbas Vasconcelos assumiu, Sérgio Couto se manteve um crítico contundente de sua gestão. Em entrevista ao Espaço Aberto, em março deste ano, chegou a dizer que "a OAB está petetizada".
Mas sobre o encontro da semana passada, garante que nem de longe, nem remotamente se cogitou em negociar acordos. "Nunca houve acordo! Nunca houve reatamento, porque nunca houve vinculação! Como eu me preveni gravando o encontro (e estava certo) tenho as provas de tudo que estou falando", diz o ex-presidente da OAB.

4 comentários:

Anônimo disse...

E o que ele apagou da gravação? hehehehehehhe

Anônimo disse...

Ele deveria divulgar a fita!!!!
Todos querem saber o que ocorreu e acabar com as especulações de acordão.

Anônimo disse...

O Sérgio Couto sim, merecia estar na Presidência da Ordem. Chega de desmoralizar nossa classe!

Anônimo disse...

A OAB/PA, só agora na administração do colega Jarbas Vasconcelos, esta cuidando dos interesses dos profissionais do direito, porque anterirmente existia era uma ditadura, à começar pelo interlocutor da gravação, que apenas mandava.