quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dirceu afirma que repórter tentou invadir seu quarto

Do Comunique-se

Ministro-chefe da Casa Civil durante os dois primeiros anos de Lula à frente da Presidência da República, José Dirceu (PT) registrou um boletim de ocorrência contra o repórter Gustavo Ribeiro, da sucursal da Veja na capital do País. Em conjunto com o Naoum Plaza e dois funcionários do hotel, o petista afirma, no ‘BO’, que o jornalista tentou invadir o quarto no qual estava hospedado. O caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal.
Justamente o Naoum Plaza - onde Dirceu esteve hospedado em dois quartos e com as diárias pagas pela empresa Tessele Madalena Advogados Associados, que é controlada por Hélio Madalena, ex-assessor do ex-ministro – foi o cenário para a matéria de capa da edição desta semana da Veja, que destaca que, mesmo com os direitos políticos cassados, Dirceu “mantém um ‘gabinete’” e “conspira contra o governo da presidente Dilma”. O texto foi assinado por Ribeiro, que está sendo acusado de ‘violar domicílio’, e Daniel Pereira.
Na matéria, há a informação de que Dirceu se reunia com frequência, em um dos quartos do hotel Naoum, com personalidades da política, a maioria do PT e do PMDB, os dois maiores partidos da base aliada do governo Dilma. A reportagem revela que as reuniões promovidas pelo ex-ministro aumentaram durante o período que envolveu a queda de Antonio Palocci no comando da Casa Civil, que deixou o cargo no dia 7/6 após denúncias de que teria enriquecido aproximadamente 200% nos últimos quatro anos.
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e os senadores Delcídio Amaral, Lindbergh Farias e Walter Pinheiro foram alguns dos petistas que compareceram ao quarto em que Dirceu estava hospedado no Naoum. As chegadas dos colegas de legenda do ex-ministro ao hotel foram registradas pela equipe da Veja e publicadas na edição desta semana da revista, distribuída no sábado (27/8). De acordo com a reportagem, esses encontros tiveram o propósito de “pressionar a presidente Dilma a atender as “demandas” de Dirceu, além de que, em alguns casos, houve “evidente conspiração” contra a sucessora de Lula. Participar do processo “de fritura de Palocci” foi outra afirmação dada as atitudes de Dirceu.

Ex-ministro foi tema de matéria da Veja. (Imagem: Divulgação)

“Atividade criminosa”
Durante o dia em que a revista chegou às bancas, José Dirceu trouxe a tona o Boletim de Ocorrência que foi registrado naquela madrugada, precisamente homologado pelo Dr. Laercio Rossetto (delegado chefe do 5° DP do DF) às 0h41. No B.O, o ex-ministro, o próprio Naoum Plaza e dois funcionários do hotel declaram que o repórter Gustavo Ribeiro entrou nos andares do estabelecimento sem estar hospedado e que pediu para a camareira a chave do quarto em que Dirceu se encontrava, afirmando que era ele quem passava estada no local e que precisava pegar “alguns objetos pessoais” que tinha esquecido do lado de dentro.

“Depois de abandonar todos os critérios jornalísticos, a revista Veja, por meio de um de seus repórteres, também abriu mão da legalidade e, numa prática criminosa, tentou invadir o apartamento no qual costumeiramente me hospedo em um hotel de Brasília”, declarou Dirceu, em texto intitulado "Repórter da revista Veja é flagrado em atividade criminosa" e publicado na sua página oficial na internet. “Os procedimentos da Veja se assemelham a escândalo recentemente denunciado na Inglaterra. O tablóide News of the World tinha como prática para apuração de notícias fazer escutas telefônicas ilegais”, continuou.

Apesar das ‘vítimas’ e ‘testemunhas’ afirmarem no Boletim de Ocorrência que Ribeiro não estava hospedado no Naoum quando pediu a chave do quarto e que só retornou ao local como hóspede “alguns minutos depois”, o próprio petista publicou em seu blog que “o ardil começou na tarde dessa quarta-feira (24/08), quando o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, repórter da revista, se registrou na suíte 1607 do Hotel ‘Nahoum’ (o correto é Naoum), ao lado do quarto que tenho reservado”.

“Esteve mesmo no hotel”No último parágrafo da matéria da Veja, existe a informação de que Gustavo Ribeiro “esteve mesmo no hotel, investigando, tentando descobrir que atração é essa que um homem acusado de chefiar uma quadrilha de vigaristas ainda exerce sobre tantas autoridades”. O texto ainda afirma que a revista tentou e conseguiu divulgar a verdade sobre José Dirceu, descrito como “personagem que sempre age na sombra”.
A reportagem do Comunique-se entrou em contato com a equipe da sucursal da Veja em Brasília, para falar com Gustavo Ribeiro a respeito da ocorrência registrada por Dirceu, mas foi comunicada que os jornalistas do veículo da capital federal não estão comentando o caso. O portal, então, entrou em contato com o redator chefe Mario Sabino, que responde interinamente pela revista devido às férias do diretor de redação Eurípedes Alcantara, e até o fechamento desta matéria não teve o retorno.

Dirceu registrou B.O contra o repórter. (Imagem: Wilson Dias/ABr)

Hotel e delegacia contatados
A fim de ficar à par do posicionamento do hotel em relação ao Boletim de Ocorrência que foi registrado contra o repórter da revista Veja, o Comunique-se foi informado pela equipe de relacionamento com a imprensa do Naoum Plaza de Brasília (que no B.O aparece como uma das ‘vítimas’), que a empresa não irá, por enquanto, se pronunciar sobre o tema. “O jurídico ainda está avaliando o caso”, afirmou a equipe de comunicação do hotel.
Com o intuito de saber como está a investigação do caso, a redação do C-se também entrou em contato com a Quinta Delegacia de Polícia do Distrito Federal, onde o B.O envolvendo Dirceu e Ribeiro foi registrado, e conversou com a delegada de plantão Fabiana Galarça Passuello. Ela, no entanto, avisou que o único que tem permissão para informar a imprensa a respeito dos andamentos das investigações é o delegado chefe do DP, Laercio Rossetto, que não foi localizado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém ai sabe quanto custa o relógio desse sujeito???