segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Simon à frente na defesa da democracia

Do Congresso em Foco

No início da semana, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) arregimentou colegas para uma sessão de apoio à presidenta Dilma Rousseff na sua disposição de fazer uma “faxina” ética no governo, eliminando todos os envolvidos em denúncias de corrupção. Curiosamente, o gesto de Simon não teve o apoio oficial da base do governo, e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), chegou a fazer críticas à iniciativa.
Apenas uns poucos senadores da base governista aderiram à ideia de Simon de formar uma frente suprapartidária em defesa da “faxina” de Dilma. O esforço de Simon pode não ter entusiasmado uma maioria no Congresso que parece muito incomodada com a disposição da presidenta de reagir duramente à corrupção em seu governo. Mas ele foi anotado pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como demonstra o resultado final da primeira etapa de votação do Prêmio Congresso em Foco.
Na categoria “Defesa da Cidadania e da Democracia”, prêmio que o Congresso em Foco concederá com o apoio da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Pedro Simon foi o mais lembrado pelos jornalistas. Não por acaso, os outros dois senadores da base que também estão entre os finalistas apoiaram a criação da frente suprapartidária contra a corrupção. Cristovam Buarque (PDT-DF), que saiu com Simon na defesa da “faxina”, foi o segundo mais votado. Ele aparece empatado com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Fechando a lista dos finalistas, ficou Paulo Paim (PT-RS). Entre eles, ficou um oposicionista, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Mais aqui.

Nenhum comentário: