sábado, 20 de agosto de 2011

Advogado agredido cobra ação enérgica do presidente da OAB

O advogado Ismael Moraes remeteu no início da madrugada desta sexta-feira ao presidente do Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Jarbas Vasconcelos, um e-mail em que relata as agressões morais e a tentativa de agressão física de que foi vítima no final da noite de ontem, num restaurante da Conselheiro Furtado, juntamente com sua mulher e seu filho (leia postagem acima).
No e-mail, cuja cópia foi remetida a todos os conselheiros da OAB, a vários outros advogados e a alguns jornalistas, inclusive o repórter aqui do Espaço Aberto, Ismael exige que Jarbas Vasconcelos ofereça demonstrações inequívocas de que desaprova a atitude de Wesley Loureiro Amaral, o advogado que trabalha no escritório do presidente da OAB e que, segundo ocorrência policial, provocou toda a confusão no restaurante, juntamente com outros dois homens.
Ismael diz que Vasconcelos passará a tê-lo como "inimigo público, declarado, figadal" se não afastar de seu escritório Wesley e aqueles que o acompanhavam no incidente no restaurante e que seriam, segundo diz Ismael, seguranças do escritório do presidente da OAB.
"Dr. Jarbas, após esta noite, se o celerado Wesley permanecer no seu escritório, passo a seu inimigo público, declarado, figadal e pode esperar de mim tudo que se espera de um inimigo. Mas assim o serei como sou com todos os outros: dentro da lei, que é minha grande arma. Mas se algo acontecer a algum filho meu, a minha mulher ou a alguém que me serve e esteja na minha companhia em momento de agressão, aí, dr. Jarbas, deixarei a lei de lado...", diz Ismael.
Abaixo, na íntegra, a interpelação endereçada ao presidente da OAB-PA.

------------------------------------------------

Sr. Dr. Jarbas Vasconcelos,

Há algumas horas, estando na companhia de minha esposa e de um filho adolescente em um restaurante ao ar livre, fui provocado por meio de agressões verbais proferidas pelo sujeito cujo nome depois vim a saber ser WESLEY LOUREIRO AMARAL, acompanhado de mais 2 ou 3 indivíduos que aparentam ser praticantes de luta (fortes e de aparência obtusa).
Fui surpreendido e tive que me levantar e demonstrar não estar intimidado para evitar o avanço e o progresso das agressões. Contei ainda, felizmente, com a proteção de 4 ou 5 garçons que se interpuseram entre mim e o projeto de gangsterzinho e seus asseclas - um deles se projetou em minha direção fazendo-se de bêbado, mas logo deparou com um funcionário corpulento do restaurante, que o deteve (o garçon sr. Ivanildo Gomes).
Em razão de o ensejo constituir momento de recesso familiar, o fato causou-me grande dano emocional. Também, me vi vulnerável em razão da companhia daqueles a quem tenho o dever de proteção - minha mulher e meu filho.
Após descrever o mentor das agressões covardes, que lembrei ter estado nas últimas sessões do Conselho Seccional da OAB/PA - e aliás se postado atrás de mim durante todas as 5 horas da sessão do dia 16 - a conselheira Dra. Ana Kelly identificou-o como sendo o indigitado acima. Na Delegacia de Polícia, a autoridade adentrou no site da OAB e, pela fotografia, confirmei tratar-se de fato dessa pessoa, QUE É ADVOGADO DO SEU ESCRITÓRIO. Por informações obtidas posteriormente, os ajudantes do aspirante a bandido seriam "seguranças" empregados em seu escritório de advocacia, pois, segundo soube, os capangas vestiam uniforme azul, com a logomarca do seu estabelecimento profissional - circunstância ainda mais verossímil pelo fato de ser o restaurante próximo.
Iniciei e levarei os procedimentos policiais, administrativos e cíveis até as últimas consequencias.
Caso Vossa Senhoria não tome medidas inequívocas demonstrando desaprovar o atentado (demissão do "advogado" e dos outros criminosos que o acompanhavam) terei esse fato como extensão volitiva de Vossa pessoa e passarei a tratar-vos como MEU INIMIGO PESSOAL. Isso implicará, saiba Vossa Senhoria, que não apenas continuarei exercendo minhas obrigações como conselheiro estadual da OAB: passarei a cobrar, pugnar, exigir e verberar junto à autoridade policial federal que preside o IPL que apura a fraude pela qual se quis subtrair o bem da OAB, diariamente, incansavelmente. Usarei todas as minhas forças para, dentro da lei, responsabilizar Vossa Senhoria por tudo aquilo que possa ser possível fazê-lo.
Não tenho e nem tive medo de bandidos; caso tivesse, iria criar galinhas em meu sítio. Exerço advocacia arrostando gente perigosa há muitos anos. Não será agora que retrocederei.
Até hoje tenho lutado por minhas convicções, sem tentar ofendê-lo. Nunca o tratei como meu inimigo; e apesar de nunca termos sido amigos, antes dos eventos dos últimos 49 dias, fui leal, sincero e companheiro naquilo que podia, dizendo-lhe, sempre, cara a cara, tudo o que pensava.
Até esta noite (juro por Deus!), nunca senti raiva de Vossa Senhoria, e nem nunca vos desejei o mal. Busquei Justiça - esse é o meu jeito, e por isso tenho muito poucos amigos.
Mas, Dr. Jarbas, após esta noite, se o celerado WESLEY permanecer no seu Escritório, passo a ser SEU INIMIGO PÚBLICO, DECLARADO, FIGADAL e pode esperar de mim tudo que se espera de um inimigo. Mas assim o serei como sou com todos os outros: DENTRO DA LEI, que é minha grande arma. Mas se algo acontecer a algum filho meu, a minha mulher ou a alguém que me serve e esteja na minha companhia em momento de agressão, aí, Dr. Jarbas, deixarei a Lei de lado...
Esse moleque rasteiro e desqualificado WESLEY, que parece saber agir fora da lei, passará pela provação de saber agir dentro dela, pois responderá processo pelo desrespeito, em todas as esferas. Sem prejuízo de ter que provar a sua coragem quando nos encontrarmos, dessa vez só eu e ele, longe de minha família, em qualquer lugar.
Dr. Jarbas, não perca de novo uma oportunidade: prove que o seu Escritório não é um antro, não acolhe criminosos, é composto de gente de bem: DEMITA o moleque WESLEY! Demonstre aquilo que o senhor é o que tem se esforçado para demonstrar: GENTE DE BEM.
Outra coisa: NUNCA, JAMAIS PEÇA QUE EU DESCULPE ou PERDOE esse canalhinha.
Passe bem!

12 comentários:

Anônimo disse...

Como disse o Chico Buarque: "A coisa aqui tá preta".

Miro Pereira - Advogado (8215-3030) disse...

Os advogados do interior de nosso querido e amado Pará se solidarizam com o DR. ISMAEL MORAIS. Desde já lanço o seu nome para presidente da OAB/PA

Anônimo disse...

Baixaria total! Opiniões a parte, mas ninguém pode querer mandar até na casa dos outros. Roupa suja se lava em casa, não em jornais e blog. O que parece é que estão querendo nos fazer (os leitores)de marionetes nesta briga aí da OAB.

Anônimo disse...

Mas o mesmo chico disse: Apesar de você amanhã há de ser outros dia e Caetano ja falava, Enquanto os homens exercems eu podre poderes...............

Anônimo disse...

Minha solidariedade ao Dr.Ismael e a todos os advogados sérios do Pará.

Anônimo disse...

É essencial assegurar o respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Que cada um assuma suas responsabilidades perante os órgãos competentes dentro da legalidade.E no contexto da liberdade de informar, penso que não basta informar é necessário também analisar pautado pelos princípios citados.Sob outro ângulo, todos têm liberdade de tornar públicos seus pleitos e se responsabilizar quando isso visa ou denigre efetivamente esta ou aquela instituição, esta ou aquela pessoa, sem o crivo do contraditório prévio.

Anônimo disse...

Os advogados de Altamira repudiam essa violência contra o Dr. Ismael. Estamos solidários a ele, que impediu essa venda nebulosa.

Anônimo disse...

Denunciar pra polícia e cobrar um posicionamento do presidente da OAB, Jarbas, Vasconcelos, é uma coisa, mas querer já dar ordem para o cara demitir o funcionário dele custe o que custar, ou vai virar inimigo públcio número 1, aí já demais. Daqui a pouco, o Ismael vai querer ...deixá pra lá.

Anônimo disse...

Caro Dr. Ismael,
Lamento o episódio marginal vivenciado. Pior que isso é saber que sua família foi exposta ao perigo empreendido por um cego enfurecido. A propósito, sabemos que na luta travada com um cego zangado, pessoas que nada tem a ver com a briga podem sair feridas. Veja o que ocorreu com os Drs. Raphael Vale e Leonardo Amaral, vítimas da cegueira.
A nossa instituição no Estado do Pará entrou em colapso após o golpe engendrado contra o patrimônio institucional. Ficou diminuta perante a sociedade e pela forma como vem sendo conduzida padece de paralisia, agravada por cegueira e o quadro evolui para o estado de retardamento.
Enquanto tudo isso acontece, resta-nos continuar fazendo nossa parte para remontar o que se esfacelou, mas concordo que não é tarefa fácil.
Por outro lado, do mesmo jeito que você, eu também sou brasileiro e não desisto nunca, pois tenho a certeza que o nome da ordem será exaltado novamente.
Apoio a sua atitude como refutou tamanha estupidez.
Graças a Deus não houve prejuízo a integridade física de vocês, mas sugiro que redobrem os cuidados.
Conte sempre com o irrestrito apoio dos advogados altamirenses.
Sds.
Otacilio Lino Junior
Presidente da OAB - Subseção de Altamira

Anônimo disse...

Os advogados não repudiam nada Sr.anônimo das 20:43!Deixa de usar genericamente a classe. Pois, eu advogado e outros colegas, estamos fora do teu saco de problemas.O que se deve é apurar nos órgãos competentes.Só.

Anônimo disse...

Muito estranho tudo isso.
Sinceramente, não acredito que tenha ocorrido isso tudo, deve ter sido um bate boca qualquer e estão querendo colocar lenha na fogueira.

Anônimo disse...

Acertou em cheio!!! Estão colocando lenha na fogueira.