segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Autossuficiência confundida com autoritarismo. E vice-versa.

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, já admitiu a algumas pessoas que um de seus grandes erros, desde que assumiu a presidência da entidade, foi ter se afastado um pouco do próprio conselho seccional, adotando um certo estilo de autossuficiência que para muitos sobressai como autoritarismo puro e completo.
A interlocutores com os quais já conversou depois da reunião do dia 16 deste mês, que resultou no desfazimento da venda do imóvel para o advogado Robério D'Oliveira, o presidente da entidade também reconheceu que deveria ter adotado a prática de ouvir ex-presidentes da Ordem em decisões classificadas de dramáticas.
Foi o caso desse angu todo, que acabou expondo a Ordem no Pará ao risco de sofrer uma intervenção.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado PB,

Mandei uma carta para o presidente Jarbas Vasconcelos tratando da conquista da autonomia efetiva do Judiciário Desportivo em nosso Estado. A carta data de 17.12.2010 e, até hoje, o presidente da OAB/PA não se dignou em responder-me ou chamar-me para conversar sobre essa relevante questão institucional (na verdade, propus-lhe a realização de uma audiência pública para tratar do tema porque é isso que o caso requer).

Demonstrou, assim, ser pouco afeito ao contraditório, uma vez que recebeu uma comissão contrária à conquista da autonomia efetiva do TJD/PA, mas não viu motivos algum para responder às indagações e razões que lhe apresentei.
Já tornei público este fato.

Agora, o presidente da OAB/PA faz mea culpa, segundo consta do seu comentário, reconhecendo que agiu de forma autoritária ao longo de sua conturbada - ou será desastrada? - gestão.

No caso do TJD/PA, ignorou as demandas daqueles que querem o Judiciário Desportivo efetivamente independente, como disse. Um advogado que impede o exercício do contraditório e o debate público sobre um tema institucional relevante, sobretudo quando presidente a categoria dos advogados, age contra a lei e demonstra incapacidade para compreender o que se espera dele.

André Silva de Oliveira
OAB/PA - 3929

Anônimo disse...

Para vocês terem uma ideia do autoritarismo, o Jarbas não quer ouvir nem o Vice!!!!!
Se tivesse ouvido, não teria deixado a Cynthia completar a venda irregular do terreno. Agora, ele só quer ouvir conselhos do Sérgio Couto e de seus advogados que vão lhe cobrar uma verdadeira fortuna para enfrentar a OAB NACIONAL.

Anônimo disse...

André, por tudo que li sobre o despreperado presidente, concluí que ele tratou a OAB como se fosse propriedade dele, sua, pessoal.Partindo daí, somente o que ele queria era o que deveria ser feito,atropelando ou tratorando a tudo e a todos que viesse contra suas vontades.Taí deu no que deu, e se o corporativismo não prevalecer no Conselho Federal ele vai ser saído, quer queira quer não, e não vai adiantar bater o pé, fazer beicinho ou dar gritinhos.

Anônimo disse...

Agora Inês é morta.....