terça-feira, 20 de setembro de 2011

A assepsia na colônia penal acabou? Ou vai adiante?

O caso dessa garota de apenas 14 anos de idade que foi barbarizada sexualmente, durante quatro dias, dentro das dependências da colônia agrícola Heleno Fragoso, em Americano, assemelha-se, sem tirar nem pôr, àquela outra barbárie, ocorrida com menor de 15 anos violentada por 20 detentos, durante quase um mês, dentro de uma cela em Abaetetuba.
Mas,desta vez, há duas agravantes em relação ao caso anterior.
Primeiro:está comprovado que a Superintendência do Sistema Penal (Susipe) sabia que menores frequentavam a colônia.
O LIBERAL de hoje destaca que a direção da colônia informou oficial e formalmente à direção da Susipe que as visitasde adolescentes aos internos eram frequentes.
Segundo: fica explícito, na comunicação formal e oficial, que não foi apenas a menor de 14 anos a vítima de abusos sexuais, mas outras menores, em número não determinado - mas seguramente mais de uma -, também tiveram experiência sexuais nas dependências da colônia penal.
Haverá quem diga que, segundo indícios, a menor de 14 anos teria sido induzida e forçada a submeter-se a todo tipo de atrocidades, enquanto as demais menores frequentadoras do local iriam lá de livre e espontânea vontade.
E aí, se realmente as outras menores era habitués da colônia penal agrícola, frequentando-a espontaneamente, em quê isso minimizaria a gravidade da situação?
E agora?
O diretor da colônia, Andrés de Albuquerque Nunes, foi exonerado.
Mas agora se comprova que ele, no dia 1º deste mês, pediu ajuda ao superintendente do Sistema Penal, major Francisco Bernardes.
E o major, acontecerá alguma coisa com ele?
Ele vai dizer, pelo menos, que encaminhamento deu ao expediente do diretor da colônia?
O governo do Estado fez bem em afastar, segundo se diz, 20 pessoas, incluindo o diretor da Heleno Fragoso e agentes prisionais que de alguma forma teria concorrido - por omissão, inclusive - para a barbarização da garota.
Mas essa, digamos, assepsia geral vai ficar por aí? Ou vai em frente, para alcançar, se for o caso, até mesmo a Superitendência do Sistema Penal?

9 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem, nada disso deveria acontecer, este fato é deploravel. Mas esta adolescente disse que não era a primeira vez que ia a Colonia segundo os jornais, porque voltou ao lugar? Porque agora tirar uma e vitima? Hoje ninguem é bobo!

Anônimo disse...

Não vai em frente, não, senhor Paulo Bemerguy, porque o governador Simão Jatene protege apaniguados políticos em detrimento de princípios éticos. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro, é um dos exemplos. Como o governador pode bancar um sujeito que conspira contra as investigações do Ministério Público?
A Escola de Governo é outro exemplo de desmando. Lá, há assessores em penca que sequer sabem para onde fica o trabalho. Pior: o diretor exige que os funcionários qualificados façam o trabalho dos desqualificados.
O que se pode esperar de um governo desses?

Anônimo disse...

ESTUPRO DA SOCIEDADE PARAENSE E BRASILEIRA...
O estupro coletivo sofrido pela adolescente de 14 anos durante quatro dias por detentos na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará,é da mais alta gravidade.A responsabilidade é do Governador Simão Jatene e de seus nomeados,ou seja, todos aqueles que tinham ou tem por função a custódia dos detentos.Este é um crime contra a humanidade que precisa ser apurado no âmbito nacional e internacionalmente.É inadmissível e intolerável que o sistema penitenciário, a exemplo desta Colônia, custe tão caro à sociedade e ao erário e continue
a ser laboratório de violação aos direitos humanos.Os detentos também devem,por evidente, ser responsabilizados. E também o Estado do Pará, governo (ou desgoverno), que por ação e omissão, deixa acontecer fatos dessa natureza, tendo o dever de evitá-los (prevenção) e reprimi-los (repressão).É lamentável que mais uma vez o Pará volte às manchetes nacionais e internacionais com fatos que, além de expressarem a violação aos direitos humanos,expressam uma incompetência endêmica dos governos que se sucederam nos últimos 16 anos neste Estado. É preciso desde já apurar quanto se gasta ano a ano, mês a mês nessa Colônia. A sociedade precisa saber tudo, e se corrupção houver com os dinheiros públicos, é preciso ser apurada de forma irrestrita, pois é o bolso do cidadão que está sendo gasto...

Anônimo disse...

Ora, esperar o quê do Sistema Penal, onde vários Diretores que não sabem sequer o que é um presídio, são nomeados por indicação política, como é o caso do Diretor do Presídio de Bragança, nomeado por determinação da Dep. Simone Morgado, não tem sequer formação prá exercer tal função. Ressalte-se que o referido é primo do Vereador do PMDB de Bragança, Walailson Guimarães.

Anônimo disse...

Se o diretor, ora exonerado,comunicou as irregularidades à Susipe,pergunta-se:por que esta não tomou imediatas providências? Por que nem a SUSIPE nem o diretor exonerado comunicaram o fato diretamente ao governador?Pois é o que parece.E se a Susipe comunicou ao governador, por que este também nada fez para providenciar a correção do problema?Tem muita coisa a ser esclarecida e apurada...Espera-se que documentos não sumam para esclarecer melhor as responsabilidades. Não aconteça o que tem acontecido no caso ALEPA em que documentos somem...

Anônimo disse...

O anônimo das 9:02 foi muito feliz ao falar que a sociedade paraense está sendo estuprada pelo governo do senhor Simão Jatene.
É incrível como ele só chega atrasado. Lembram do caso do antendimento de uma grávida na Santa Casa? Isso é falta de profissionalização do serviço público.
Nosso governador presaria dar uma olhada com calma no que fez o ex-governador Aécio Neves em Minas Gerais e o que está fazendo Eduardo Campos em Pernambuco.
Não dá para aceitar a indicação de "analfabetos" para cargos comissionados.
Acrescento um detalhe na citação do anônimo ds 9:00 sobre a Escola de Governo: uma "bomba" está prestes a estourar no colo do governador Simão Jatene. Ele que abra o olho. Se não o fizer agora, vai pagar caro com a queda de sua popularidade, que já deve estar em queda livre.

Anônimo disse...

Lembro do governador Jatene pedindo um pacto em prol do Pará. Pedindo que não se olhasse pelo retrovisor (uma alusão à administração passada, que cometeu vários erros). Disse que este governo eleito não poderia errar. Mas a história tem mostrado o contrário. É trágica para a sociedade. Existe uma máxima bíblica: ..."maldito o homem, que confia em outro home". Governador, muito cuidado com a escolha política de seus subordinados. O cidadão não tolera erros administrativos.

Realista disse...

Acho uma perda para o Estado do Pará a saida do major Bernardes da SUSIPE, ele apenas deve o azar da bomba, que vem de anos atras e todos sabemos, estourar nas mãos dele, uma pessoa qualificada para o cargo,aposto que não há ninguém mais qualificado do que ele. Vale ressaltar que os erros administartivos vem de cima.

Anônimo disse...

É deplorável o que aconteceu. Não adianta colocar ideologias como carro chefe da situação, ou seja, quem é melhor Jatene ou Ana Julia, além disso, fica mais deplorável ainda é colocar a culpa na vítima.
O caso é grave e precisa de solução eficaz do Estado, que por sinal, é um estado combalido, não só por suas próprias mazelas, mas, por outras como o da ALEPA, PMB e outros absurdos que se entrelaçam e prejudicam o povo.
Em relação a política partidária, penso que o PSDB era o ALMIR GABRIE. Quanto ao PT, nem posso nem falar, saiu pelos fundos. telhado.
Infelizmente pela condição de efetivo do Estado, deixo de me identificar.