sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate é alvo de questionamentos

Leitor que se identifica apenas como Fernando entrou aqui no blog e fez uma série de reparos sobre a pesquisa de intenções de voto feito pelo Laboratório de Ciência Política da UFPA e pelo Instituto Veritate.
O levantamento aponta ampla vantagem, de 17,1 pontos percentuais, do tucano Simão Jatene sobre a governadora Ana Júlia (PT), candidata à reeleição.
Diz o leitor, por exemplo, que “é difícil entender a utilidade de uma pesquisa isolada, feita por um instituto pequeno (não encontrei se quer site do Instituto Veritate no Google) para a pós-graduação de ciência política da UFPA, visto que analisar dados de diversas outras pesquisas e comparar metodologias aplicadas é bem mais útil do ponto de vista acadêmico que se deter apenas em uma única pesquisa”.
Ele questiona os números da pesquisa espontânea – em que o eleitor menciona qualquer nome – e a estimulada, que considera apenas os candidatos que concorrem ao pleito.
Observa o leitor que “Jatene cresce 13%, Ana Júlia 15%, Juvenil 19% e, pasmem, Fernando Carneiro 133% e Cleber Rabelo, 57%. Em suma, não há validade na comparação entre ambas.”
Para o Anônimo, não pode passar despercebido que 56% dos entrevistados, segundo a pesquisa, não têm candidato ao Senado ou vão votar em branco/nulo que na pesquisa, índice que foi de 36,5% na pesquisa do Ibope. “Ou seja, após duas semanas de campanha política, aumentou o desconhecimento dos candidatos ao Senado?”, questiona Fernando.
Ele conclui: “Espero que outros leitores possam me ajudar a entender, pois se foi uma estratégia de marketing político, não ficou claro, foi malfeito e considero que quem mais perde com isso é a instituição UFPA, que é infinitamente maior que interesses político-partidário-eleitorais. Enfim, uma pena! Vou esperar os próximos números, sendo que domingo sairá nova rodada do Ibope.”
Leia aqui, na íntegra, os comentários do leitor.

19 comentários:

Zeca disse...

No caso do Senado, o aumento dos indecisos é compreensível, afinal os três mais bem votados respondem a processos na justiça por lavagem de dinheiro público e outros crimes, dos três dois tiveram a candidatura impugnada e os outros são desconhecidos.

Eu mesmo pela primeira vez na vida penso em anular meu voto para o senado.

Anônimo disse...

Paulo pra mim a pesquisa tem validade sim, basta o "anonimo" verificar a metodologia utilizada, que está disponivel, como ele parece tá "vermelho de raiva", peço a ele que espere o dia 03/10 e venha aqui contestar o resultado das urnas!!!

Anônimo disse...

Esse Instituto Veritate é conhecido por seus erros, destacando-se, entre eles, a aditivada que deram na popularidade do Carlos Santos, induzindo assim o PMDB a convida-lo para Vice de Jader, e o resto da história todo mundo conhece. Andaram errando também no Amapá, saindo de lá totalmente desacreditados. Só para se ter uma idéia da qualidade da pesquisa, eles apontam que o candidato Asdrubal Bentes vai ser mais bem votado do que a candidata Elcione Barbalho. hehehehehe

Anônimo disse...

No Blog do Hiroshi Bogea
Quando Lula citava as cidades linkadas ao comício de Belém, a saudação do presidente ao povo de Marabá fez a praça da Folha 12, na Nova Marabá, estremecer de aplausos e gritos.
O grande telão fixado na lateral de um trio elétrico reproduzia imagem de excelente resolução.
O áudio, melhor ainda, amplificado pelo sistema de som do trio.
Atento a cada gesto e olhar dos espectadores da fala presidencial, o poster flagrou cenas emocionantes
Quando Lula disse que "eles ficaram no poder por mais de doze anos e nunca se preocuparam em levar a energia de Tucuruí a quem realmente sempre necessitou, as famílias do campo, e foi preciso que um metalúrgico, apenas com o 4o ano primário, espalhasse mais de um milhão de ligações aos agricultores através do Luz para Todos" -, os olhos de um senhor aparentando 70 anos, ao lado da uma senhora pouco mais nova, começaram a lacrimejar, culminando com o choro incontido, quando o presidente completou a mensagem, ratificando sua condição de homem simples, também sofredor igual a maioria dos brasileiros.
Ainda deu para ouvir ele se reportar a um outro atento espectador , postado mais à frente:

- Eu, pelo menos, quando menos esperava, em 2008, vi os homens da Celpa chegando lá na minha terra, no Sapecado (assentamento de Marabá), para ligar a energia. Se não fosse o Lula, quem iria se preocupar com nós?

Lula falou cerca de 40 minutos.
Uma fala carregada de emoção, lembrando a infância, a primeira viagem que fez ao Pará, para implantar o PT, em Cametá, em 1980.
Na praça, misturavam-se risos, aplausos e choro.
Dependendo do que o presidente abordava, fortes sentimentos se cruzavam.
Ouvia-se apenas a fala de Lula, espalhado ao som estridente do trio elétrico.
Quando referiu-se ao caso da "diarista", pesou carga de emoções.
Pediu a Ana Júlia que agisse sempre "com a alma de diarista", reportando-se às empregadas domésticas como símbolo de pessoas simples e apegadas à produção das atividades do lar.
Tocou o tema por cerca de cinco minutos, caracterizando a profissão como a das mais honrosas e honestas.
Ao redor do poster, senhoras jovens e idosas choravam, outras gritavam "Lula vocè é igual a nós".

Abre paranteses
A Folha 12, onde foi instalado o telão para exibição do comício de Belém, é desensamente ocupada por pessoas de baixa renda.
Fecha parenteses.
Quando o presidente começou a ensaiar o encerramento do discurso, dizendo que estava indo para São Paulo, dando inicio a outro périplo, manifestações aqui e ali de pessoas emocionadas pediam para ele permanecer.
- Fica mais, presidente!
- Vai nao, Lula.
- Fala mais, fala mais.
De todos os discursos de Luiz Inácio Lula da Silva assistidos pelo poster, o de hoje foi o mais emocionante.
Lula estava afim de falar, rememorar as viagens que fez ao Pará, fustigando sempre os tucanos.
Parece que ele foi a Belém com o espírito preparado para roteirizar sua História, e a cumplicidade inseparável dele com o povo brasileiro.
- Desde quando venho ao Pará, vocês nunca me trairam. Vocês sempre estiveram ao meu lado, andando comigo, dando seu voto a mim, ratificando uma velha amizade. Mais do que nunca, agora eu quero que vocês fortaleçam esse companheirismo, multiplicando esforços para reelegermos Ana Júlia. Com ela reconduzida ao governo, a Dilma terá mais afinidade para trazer projetos e recursos pro Estado. Saiam daqui com o compromisso de darmos uma virada nessa eleição, se possível, elegendo a Ana já em primeiro turno.

Na pracinha da Folha 12, os espectadores retornaram às suas casas empolgados com a motivação do presidente.
Dia 3 de outubro, a extensão de toda a emoção medida diante do telão, poderá ser mensurada em toda a sua extensão.

http://hiroshibogea.blogspot.com/2010/09/emocao-flor-da-pele.html

MARCIO VASCONCELOS disse...

No PARÁ pesquisa sempre errou, e o povo na hora de votar não liga para o que a pesquisa diz:
1990, o IBOPE dizia que o futuro governador seria XERFAN, ganhou JADER
1994, o IBOPE dizia que JARBAS PASSARINHO seria oGOVERNADOR, e ALMIR GABRIEL que era o 3o na pesquisa, ganhou
1996, O IBOPE dizia que RAMIRO BENTES seria o PREFEITO, ganhou o EDMILSON, que era o 4o. na pesquisa.
1998, o IBOPE dizia que HÉLIO GUEIROS podia comprar o terno da posse para o SENADO, ganhou LUIS OTÁVIO, que tinha um tracinho nas pesquisas.
Em 2002, o IBOPE dizia que ADEMIR ANDRADE iria para o 2o turno, não foi, e quase a MARIA DO CARMO, que estava em 4o se torna inquilina no PALÁCIO DOS DESPACHOS.
E tem mais erro do IBOPE, em 2006, disse que ALMIR GABRIEL seria GOVERNADOR de forma consagrada eleito no primeiro turno, e quem venceu foi ANA JÚLIA, que nem era candidata oficial, substituiu MÁRIO CARDOSO, aos 45 minutos do 2o tempo.
Em 2008, pelo IBOPE, VALÉRIA seria a nova PREFEITA DE BELÉM, perdeu, e feio, terminou em 4o., e PRIANTE foi para o 2o.turno.
E este mesmo IBOPE, na pessoa do SR. MONTENEGRO, disse que LULA, não elegeria DILMA.
É por isso que povo do PARÁ, não pode acreditar em pesquisas.
Aliás, nem os candidatos deveriam acreditar

Anônimo disse...

Legal teres publicado o comentário Paulo.

Anônimo disse...

Não se pode comprar essa pesquisa com a pesquisa IBOPE, visto que utilizaram métodos diferentes.

Anônimo disse...

Engraçado, pesquisa so vale quando o meu candidato tá na frente. Só vale a pesquisa que aponta a Dilma ganhando no primeiro turno. Quando a pesquisa diz que Ana Julia esta perdendo ela é falsa, o instituto não presta e pesquisa não ganha eleição. Fala sério

Anônimo disse...

O ANONIMO DAS 11:52 TEM RAZÃO, PELO QUE SEI A PESQUISA FOI FEITA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, SE ESTA NÃO VALE EU VOU ACREDITAR EM QUEM. ESTÃO COLHENDO O QUE PLANTARAM (NÃO PLANTARAM) NO QUASE QUATRO ANOS DE GOVERNO.

Anônimo disse...

Qual o interesse da pesquisa do PPGCP/LCP/Veritate?

Já pensou se os alunos do curso de medicina apenas "analisassem dados" de outros profissionais? Já pensou se eles não tivessem a experiência de dissecar um cadáver, de realizar um procedimento cirúrgico monitorado? Assim é o caso da pesquisa da Ciência Política. Ela deu oportunidade de os estudantes saírem das análises de dados de pesquisas realizadas pelos grandes institutos - muitas vezes contratados para falsear a realidade - e meter a mão na massa, experimentar as dificuldades de campo, vivenciar os problemas que vão desde o planejamento, definição metodológica, coleta, processamneto, produção de relatório e análise de dados. É claro que quem está em desvantagem não gostou do resultado. Porém, isto é o que menos importa, pois as universidades tem a missão social de serem vanguarda, de estarem a serviço dos interesses públicos e não de partido A ou B, nem de grupos vermelhos, azuis ou amarelos.

Porque o Veritate como parceiro e não o IBOPE?
O Diretor-presidente do Veritate é aluno do mestrado em Ciência Política e se dispôs a socializar conhecimento e experiência com os demais colegas. A parceria previa a troca de tecnologias, numa via de mão dupla mercado-universidade. Será que um instituto grande aceitaria uma parceria sem ganhos financeiros que poderia desmascará-lo? Só um instituto pequeno

E precisava divulgar a Pesquisa? A Sim, para passar pelo crivo das críticas, para quebrar o monopólio da verdade, para furar o cerco da grande imprensa e seus interesses particularistas. Parabéns à UFPA pela coragem de colocar "a bunda na janela". E podem passar a mão nela...

Anônimo disse...

Que pesquisa é esta ? Para governador (espontânea) o total de nenhum/brancos/nulos e sem resposta chega a 35.8%.Para governador (estimulada)o total de nenhum/brancos/nulos e sem respostas chega a 25.8%.

Anônimo disse...

Os petistas já estão com nariz entupido com o cheiro da derrota.
Não adianta chorar. Agora é tarde.

Andrei Ribare disse...

Melhor que qualquer tipo de pesquisa de intenções de voto.... é a pesquisa das ruas... pergunte para cinco pessoas ao seu lado neste momento, preferencialmente desconhecidos, que resposta será só uma... JATENE 45... sabe porque???... O povo cansou de mentira e inconpetencia!!!

Anônimo disse...

Lamentavelmente as pesquisas eleitorais no estado do Pará servem apenas para turbinar a campanha sem projeto do candidato Simão, não vou votar na governadora do PT, mas o que observo nas ruas não é muito bem o que apontou o levantamento da UFPA.

Acreditar que o PT só dispõe de no máximo 22% dos votos é complicado, pois a média histórica do partido é entre 27% e 30% do eleitorado, considerando ainda o impacto da vitória de Dilma no 1º turno e a popularidade do Lula é improvável um desempenho de apenas 22% nas urnas.

Em 2006 o PT conseguiu 37,52% no 1º turno, em 2002 a até então desconhecida Maria do Carmo obteve 28,97% dos votos também no 1º turno, exatamente contra o tucano Simão que desfrutava de toda força da máquina pública administrada por Almir Gabriel.

Nesta eleição, os servidores públicos efetivos do Estado (100 mil eleitores) por exemplo, não querem nem ouvir falar de Simão Jatene ou do PSDB, isso eu asseguro.

Penso sinceramente, que a tendência é de um 2º turno acirrado, com influência decisiva do PMDB local e do resultado das eleições presidenciais.

Vou votar no Cleber que representa o verdadeiro projeto da esquerda socialista.

Anônimo disse...

Caro Zeca,
Permita-me discordar do seu comentário, visto que no começo de setembro, o índice de indecisos era menor que o atual, sendo o único fato que justifica as diferenças de metodologia entre as pesquisas.
Quanto aos senadores, discordo mais uma vez e, sem dúvida, Flexa Ribeiro é um novo nome na política paraense e, ao contrário dos dois outros citados, os processos a que responde, se for avaliar com cuidado, o Flexa responde a 2 processos, ambos com nítida motivação eleitoral, com os ministros alegando inexistência de provas (http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33242).
Infelizmente, pelo seu crescimento nas pesquisas, as acusações começam de todo lugar. Por sinal, parece que o Jáder, que achava que nem precisaria fazer campanha, ficou com medo, e colocou um exército nas ruas hoje!
Analisei e decidi meus votos para o senado e são Flexa e Marinor, inclusive para haver contraponto e questionamento e não apenas fisiologismo no senado. E pense, anulando seu voto, está apenas se omitindo e deixando as coisas como estão...
Abs
Fernando

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 08:42,
Por me xingar de "vermelho" assim à toa?rs Deus me livre! Apenas fiz uma leitura com base nos números. Quanto à metodologia, como trabalho em pesquisa, garanto-lhe que qualquer metodologia pode ser manipulada, por exemplo, se serão entrevistados 100 em Belém e sei que o candidato X é mais forte que Y, e quero favorecer o Y, basta procurar em que bairros a desvantagem do Y é melhor e selecionar esses bairros, bem simplório. Uma pesquisa de amostragem cientificamente perfeita é inviável do ponto de vista financeiro, acredite, todas, absolutamente todas, apresentam falhas metodológicas que vão beneficiar, voluntária ou involuntariamente, algum candidato.
Por fim, digamos que uma pesquisa encomendada por um grupo com ligações históricas e viscerais com o PT, apresenta, de base, um viés importante e questiona sua isenção.
Tenho uma teoria, que os baixos índices da AJ nesta pesquisa, serão usados para dizer que ela está crescendo comparando com os novos números, mesmo com metodologia diferente, nas próximas pesquisas. Pelo bem do Pará, espero que esteja errado!
Abs
Fernando

Benepantera disse...

Gente, sabemos que Jatene tá na frente é uma pena, pois não fez nada como governador e o Juvenil
não decola e seria um bom governan-
te, acho que os responsáveis pelo
programa eleitoral da governadora
são amadores, abaixo da crítica, Ana estava por baixo e com eles está sendo pior, com Duda já estava no 2 turno tranquilo é uma pena mais acho que Ana vai ficar no 1 turno

Anônimo disse...

Caro Poster,
Obrigado pela atenção aos comentários, acho que todos os números devem ser analisados com cuidado, mas infelizmente, são usados para tentar fazer a cabeça dos eleitores.
Meu medo é que no desespero, o PT use esses números para dizer que AJ está crescendo comparando pesquisas e números incoparáveis ou alguém acha que o renomado instituto Veritate fará outra rodada de pesquisa até as eleições? E por que neste momento e não mais próximo? Como a AJ e o RasPUTYn são especialistas em guerrilha, pode-se esperar tudo...
Abs
Fernando

Anônimo disse...

Fernando.
Se vc não é vermelho como afirma vc é um CHATO.
Pesquisa é momento e amostragem para correção de rumos ou aperfeiçoamento.
Claro que até o dia da eleição o quadro será diferente pois equivocos serão corrigidos.
O que vale é o frisson provocado, a mudança de humor de candidatos, as discussões metodologicas e o disse me disse do cotidiano, caso contrário em que dados poderiamos alicerçar qualquer discussão.
O lado bom de existir a pesquisa(boa ou má), é que sem ela não estariamos aqui nos posicionando.
E viva a liberdade de divulgar pesquisa e nossos comentarios