terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Universitário é eletrocutado

No AMAZÔNIA:

Um estudante de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) morreu eletrocutado ontem à noite, no campo de futebol que fica nas dependências da Escola Superior de Educação Física, na avenida João Paulo II, bairro do Marco. Márcio Vinícius Souza Nascimento, de 25 anos, é de Eldorado dos Carajás e estava desde o começo deste mês em Belém, fazendo um dos módulos do curso. Ele estava no 3º semestre e esta foi a primeira vez que a turma dele veio fazer o módulo de férias na capital paraense. A Uepa definiu o fato como um acidente e garantiu que irá apurar as causas.
Márcio jogava futebol no campo com os amigos de turma desde as 19 horas. Por volta das 20 horas, segundo colegas que estavam no local, ele foi pegar uma bola que caiu na quadra poliesportiva coberta, que fica ao lado do campo, passando a pista de atletismo. Ele abriu o portãozinho que dá acesso à quadra, e o portão encostou na coluna de ferro. O universitário foi então atingido por uma descarga elétrica. 'Um colega tentou puxar ele, mas também tomou choque e largou. Depois alguém ainda o empurrou, mas não teve jeito', disse Fábio Aleixo, que também é da turma de Eldorado.
Uma ambulância do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) chegou ao local poucos minutos depois e Márcio ainda estava com vida. Entretanto, mesmo após os procedimentos emergenciais de socorro, ele não resistiu e morreu. A primeira suspeita é que o estudante tenha sofrido uma parada cardíaca.
Márcio Vinícius e a turma de Educação Física de Eldorado dos Carajás estavam alojados nas dependências da Escola Superior de Educação Física. De acordo com Fábio Aleixo, todas as noites, após as aulas, eles usavam o campo para jogar futebol. 'Ele era uma ótima pessoa, sempre brincalhão', disse o amigo. A irmã da vítima, de prenome Marcela, também estava em Belém. Ela veio para preparar a alimentação dos estudantes daquele município enquanto eles estivessem na capital. Muito abalada, ela chegou a precisar de atendimento médico.
O procurador da Uepa, Wanderley Ladislau, afirmou que a hipótese mais provável é que o universitário tenha sido vítima de descarga elétrica, ocorrida por algum vazamento de corrente. 'Foi uma fatalidade, mas nós iremos solicitar perícia de engenharia, e também será instaurado um procedimento interno, para apurar o que causou essa tragédia', afirmou. Segundo ele, o local será interditado para qualquer tipo de atividade, até que se tenha uma resposta técnica do que houve e o problema seja solucionado.
Wanderley disse ainda que há pouco tempo as instalações elétricas foram vistoriadas pela Rede Celpa, e nenhum problema foi constatado. 'Além disso, essa quadra e o campo são amplamente usados pelos acadêmicos e também pela comunidade. Nunca houve relato que qualquer incidente, choque ou descarga elétrica, por menor que fosse.'
Lana Peres, coordenadora do curso de Educação Física da Uepa, relatou que toda a fiação elétrica das dependências da Escola Superior foi trocada no mês de setembro. 'Era tudo novo, então não sabemos de onde surgiu esse possível vazamento de eletricidade. Mas tudo será feito no sentido de descobrir a causas desse acidente', garantiu.

Nenhum comentário: