"Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculos e levar as minhas conclusões para o presidente Lula. A decisão depende dele, e vou levar o máximo de análise que possa ajudá-lo nessa decisão".
Este é Sua Excelência o ministro Nelson Jobim, da Defesa – a personificação, a personalização da arrogância -, referindo-se a pareceres sobre a compra de 36 caças pelo governo brasileiro.
A Aeronáutica, em parecer fundamentadíssimo, já se posicionou favorável à compra dos aviões suecos.
Mas o presidente Lula já bateu o martelo em setembro do ano passado: o Brasil, anunciou ele, vai comprar os Rafale, da francesa Dassault, por motivos “políticos e estratégicos”.
Jobim foi atrás. Logo depois, disse a mesmíssima coisa que Lula.
E agora vem dizer que ele próprio, Jobim, vai fazer um parecer, em contraponto ao da Aeronáutica, e em seguida levará os dois – o dele e o da própria Aeronáutica – para Lula optar pelos dois.
Adivinhem qual será a conclusão de Jobim...
Adivinhem qual do dois relatórios Lula vai seguir...
Com o perdão da palavra, e com todo o respeito que esses personagens nos merecem: isso tudo é uma palhaçada.
Céus!
Lula já disse que os Rafale serão comprados.
Jobim repetiu o presidente.
Nada os demove de que critérios técnicos – e não políticos – é que deveriam ser seguidos.
Por que então, deixaram a Aeronáutica, perder tempo e energia elaborando esse parecer, se tudo já fora dito – e dito publicamente?
Isso é um desapreço à capacidade técnica da Aeronáutica para avaliar esses aviões.
Que vexame!
2 comentários:
O que este aprendiz de feiticeiro Jobim sabe de Aviões? No maximo ele sabe que é um veiculo que voa. Como este Senhor pode dar parecer sobre uma coisa que não tem conhecimento. Onde em uma concorrencia se compra o mais caro em detrimento do mais barato, sendo que as qualidades deste produto são as melhores? Comprar o mais caro é barbalhidade em alto grau.
Texto perfeito!
Postar um comentário