segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Trasladação reúne 1 milhão

No AMAZÔNIA:

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas de Belém acompanhar a procissão da Trasladação, que levou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil Bittencourt à igreja da Sé, na noite de anteontem. A romaria durou cinco horas e meia e foi uma das mais rápidas da história do Círio: a procissão chegou ao destino às 22h55. A principal razão para o rápido percurso foi a antecipação da missa e da saída da Santa do colégio Gentil Bittencourt - meia hora antes do horário tradicional.
Outros fatores que contribuíram para a rapidez da procissão foram as mudanças na corda, com a retirada de itens das nove estações, que permitiu mais espaço aos romeiros e a rapidez necessária para se chegar mais cedo à catedral. Durante a trasladação deste ano, mais 200 pessoas se juntaram aos voluntários da corda coma preocupação exclusiva de manter a velocidade, de acordo com o secretário da Diretoria da Festa de Nazaré, Flávio Américo. A berlinda ficou atrelada até bem perto do Mercado de Ferro no Ver-o-Peso e a corda só foi cortada na altura da avenida Portugal.
A imagem de Nossa Senhora foi colocada na berlinda pontualmente às 17h30. A missa celebrada no colégio Gentil começou rigorosamente no horário, às 16h30. Desde as 13 horas a movimentação já era intensa nas avenidas Magalhães Barata e Nazaré. Durante a missa, os fiéis puderam matar a saudade de dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo metropolitano de Belém e arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, que dirigiu a celebração junto com o bispo de Abaetetuba, dom Flávio Giovenale. O tema da homilia foi o 'Evangelho de Lucas, Vida e Concepção de Jesus', escolhido pela sintonia com o tema do Círio de 2009, 'Em Maria, a Palavra se fez Carne'.
Para dom Orani, 'Maria disse sim ao plano de Deus. E Deus também quer ficar no meio de nós, nesse mundo de hoje, através do nosso sim. Por isso eu convido a cada um de vocês a fazer isso, dizer sim ao plano de Deus', disse, na pregação.
A berlinda com a imagem da Virgem recebeu inúmeras homenagens durante o trajeto. Uma das primeiras ocorrceu na avenida Nazaré, em frente à Escola Superior da Amazônia (Esamaz), com queima de fogos. A cantora Fafá de Belém emocionou o público com clássicos do cancioneiro religioso na homenagem do Crowne Plaza Hotel. Em frente à TV Liberal, a berlinda fez três paradas. Já na avenida Presidente Vargas, chuva de papel picado, coral de mil vozes e mais homenagem em frente ao Hilton Belém e ao Banco da Amazônia. Houve ainda várias outras homenagens, como a dos Correios e a do Banco do Estado do Pará, com fogos, coro infantil e projeção da imagem da Virgem no prédio da Presidente Vargas. Houve ainda Leila Pinheiro e Lucinha Bastos, uma no Banco do Brasil e outra na Caixa, cantando 'Vós sois o Lírio Mimoso'.
Chegando ao Boulevard Castilhos França, os fogos de artifício dos estivadores e das Organizações Romulo Maiorana tomaram o céu. Uma cantora do hotel Itaoca empolgou a multidão com uma voz potente e um homem solitário com um trompete tocando a música mais famosa do Círio provocou comoção na esquina da rua Gaspar Viana.

Nenhum comentário: