terça-feira, 27 de outubro de 2009

Liberação sofre atraso

No AMAZÔNIA:

Até o final da tarde de hoje a rotatória do cruzamento das avenidas Júlio César com Pedro Álvares Cabral estará liberada para o tráfego. Quem afirma é o diretor de Trânsito da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) Joaquim Sousa. Há controvérsia sobre o motivo que levou ao adiamento da liberação da obra, inicialmente prevista para ontem. Enquanto a Ctbel afirma que a obra não foi concluída no prazo estimado, a Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) - que coordena o projeto Ação Metrópole - garante que a rotatória não foi liberada por falta de agentes da Ctbel.
'A obra foi concluída dentro do prazo. A parte de engenharia da obra está toda pronta, mas a Ctbel não possui agentes suficientes para colocar no local e orientar o trânsito. Houve um pequeno atraso na entrega porque a empreiteira assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério do Trabalho que a impede de trabalhar aos domingos', explica o engenheiro Luiz Moura, coordenador de obras do do projeto Ação Metropóle.
O coordenador de segurança no trânsito da Ctbel, Airton Lins, realizou a última vistoria no local às 16 horas de ontem. Segundo ele, a obra estava longe de ser concluída. 'Em pontos importantes como parte da Pedro Álvares Cabral ainda estavam fazendo a terraplanagem. Depois da terraplanagem ainda há a compactação, depois será aplicada uma camada fina de piçarra, uma de piche, para só então o trecho será asfaltado', explica. Segundo ele, são necessárias, pelo menos, seis horas para que o asfalto seque o suficiente para receber a sinalização horizontal.
Ontem à tarde, o engenheiro Luiz Moura chegou a dizer que a obra será concluída e entregue à Ctbel até às 20 horas. Porém a estimativa não convenceu a companhia a liberar a circulação de veículos pelo local. 'Seria uma irresponsabilidade da Ctbel liberar a rotatória sem que a via esteja devidamente sinalizada. Principalmente durante a noite. Uma obra desse tamanho não pode ser entregue durante a noite. O novo desvio implicará em mudança de procedimento em todos os sentidos, por isso é preciso que a mudança seja feita durante o dia', justifica o diretor de trânsito da Ctbel.

Nenhum comentário: