quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Greve favorece lotéricas

No AMAZÔNIA:

Proprietários de casas lotéricas de Belém acreditam que o movimento nas lojas deve aumentar consideravelmente a partir da semana que vem, caso persista a greve dos bancários. Segundo eles, entre os dias primeiro e 15 de cada mês, o fluxo nas lotéricas cresce em função do pagamento de contas e recebimento de benefícios sociais do governo federal, como o Bolsa Família. 'Já é um período em que normalmente aumenta o movimento, mas, se a greve não acabar logo, pessoas que antes faziam isso no banco também vão procurar as casas lotéricas', acredita Sérgio Souza, proprietário de uma loja na avenida Brás de Aguiar, em Belém.
Além de apostas, nas casas lotéricas também é possível fazer alguns serviços bancários, como saques, para clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil, e depósitos, exclusivamente para correntistas da Caixa, serviço que clientes de outros bancos também podem fazer nos terminais eletrônicos de suas agências.
O pagamento de contas é que tem apresentado os maiores problemas. É que tanto as casas lotéricas quanto a Big Serviços, que também oferece esse tipo de serviço, só recebem boletos até a data do vencimento. 'Muitas pessoas não estão conseguindo pagar suas contas por causa disso. A orientação que estamos dando é que eles tentem conseguir, via internet, um boleto atualizado. Caso contrário só mesmo nos bancos, quando acabar a greve', explicou João Jorge, da Big Serviços. Já as contas de água, luz e telefone, que transferem os juros e multas por atraso para a próxima fatura, podem ser pagas normalmente, mesmo que estejam atrasadas.
O valor de algumas contas também representa entrave para os clientes. Segundo as normas da CEF, que gerencia as casas lotéricas em todo o Brasil, os estabelecimentos só podem receber pagamentos de boletos bancários até R$ 1 mil. Mas quem tiver contas superiores a este valor ainda pode recorrer a Big Serviços, que não impõe esse tipo de restrição. 'Quem está tendo mais dificuldade são as pessoas que trabalham com cheque. Esse tipo de transação normalmente só é feita nos bancos', explicou Sérgio Souza. Em outra lotérica, no bairro da Cidade Velha, o comerciante Sérgio Pacheco tentava, sem sucesso, pagar o parcelamento do imposto de renda. O Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) só pode ser pago em agências bancárias. 'Paciência. Vou tentar encontrar uma agencia que esteja funcionando', lamentou, sem outra alternativa.

Nenhum comentário: