sábado, 3 de outubro de 2009

Gangue da van assalta 50

No AMAZÔNIA:

Uma ação criminosa ousada, organizada por três jovens de aproximadamente 20 anos de idade, resultou em pelo menos 50 pessoas assaltadas entre as 21h e as 22h de anteontem nas imediações da rodovia Augusto Montenegro, em Belém. Rafael Costa Progenio, 18 anos, Carlos Anderson Andrade Freire, 19, e um jovem identificado apenas como 'Ícaro' dominaram uma van de transporte alternativo e foram assaltando passageiros conforme o veículo ia e voltava do distrito de Icoaraci. A cada parada, eles esvaziavam o veículo e pegavam novas vítimas. O plano só foi frustrado porque, após deixar a van e fugir pela avenida Pedro Álvares Cabral, na Sacramenta, o trio foi flagrado por um policial militar que passava pelo local. Rafael e Carlos foram presos, conduzidos à Seccional da Sacramenta e autuados em flagrante por roubo. Já 'Ícaro' conseguiu escapar do cerco policial após fazer um morador refém.
Segundo o delegado Sérvulo Cabral, diretor da Seccional da Sacramenta, o crime foi cometido de forma rápida e sem chamar muita atenção. Por volta das 21h, o trio entrou em uma van que fazia o trajeto da rodovia Augusto Montenegro e havia parado em frente ao estádio do Mangueirão. Após fingirem ser passageiros, os jovens renderam o motorista e o cobrador, provavelmente munidos de revólveres de calibre 38, e passaram a utilizar o veículo como instrumento para praticar assaltos.
Esquema - O método utilizado para convencer novos passageiros a subir em cada parada foi ousado. Eles forçaram motorista e cobrador a fazer paradas nos pontos de ônibus, anunciando que a van iria até o bairro de São Brás, na região central da capital, de forma a atrair novas vítimas para dentro do veículo. 'Conforme eles faziam a limpeza nos passageiros, iam pegando novos nas paradas', afirmou o investigador José Luiz Rodrigues, chefe de operações da Seccional da Sacramenta.
Insultos - Fora a 'limpeza' de pertences pessoais e quantias em dinheiro, os jovens agrediram verbalmente os passageiros e chegaram a pegar nas partes íntimas das mulheres ao revistá-las, segundo depoimentos das vítimas. Só depois que a van retornou de Icoaraci o trio pediu para ser deixado na Pedro Álvares Cabral, próximo à esquina com a passagem Mucajá. Porém, quando eles desceram e começaram a correr, um passageiro avistou um PM trafegando em motoviatura na Pedro Álvares Cabral. Ele foi acionado e começou a perseguir os jovens.
Prisão - Uma viatura da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) foi deslocada ao local para fazer a prisão dos acusados. Rafael e Carlos foram capturados pela PM, mas antes, ainda levaram uma surra de testemunhas e moradores da área. Já 'Ícaro' fez um morador refém e conseguiu escapar. Segundo informações da Polícia Civil, ele residiria no bairro Parque Verde, próximo à Augusto Montenegro, e poderia ser capturado a qualquer momento. Já Rafael e Carlos foram autuados por roubo qualificado, com base no artigo 157 do Código Penal, e ficarão custodiados no xadrez da Sacramenta, à disposição da Justiça do Estado.

Nenhum comentário: