segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Faltosos são 10% do total

No AMAZÔNIA:

Dez por cento dos candidatos inscritos para as provas dos processos seletivos especiais da Universidade do Estado do Pará, realizadas ontem pela manhã, faltaram às provas. Dos 7.721 candidatos aptos a disputar as vagas disponibilizadas, pelo menos 790 deixaram de comparecer ao local dos exames. O número de faltosos, divulgado ao final da manhã, pode ser ainda maior, já que não apresenta os dados referentes ao município de Acará, que permaneceu sem comunicação com a reitoria até o começo da tarde.
Foram ofertadas 1.650 vagas para cursos de licenciatura a distância e semipresencial, por meio de convênio com os programas de Planejamento Territorial Participativo (PTP) e Universidade Aberta do Brasil (UAB), pertencentes aos governos estadual e federal.
São 440 vagas destinadas às demandas do PTP, para a formação de professores em nove municípios do interior, e outras 1.210 referentes ao convênio firmado com o programa Universidade Aberta do Brasil. Este levará cursos de licenciatura a distância de letras, matemática, pedagogia e ciências naturais para municípios que não possuem campus da universidade e onde há carência de profissionais qualificados atuando na educação básica.
O programa Universidade Aberta foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) para formar professores para a educação básica e, por meio da educação a distância promover o acesso ao ensino superior a camadas da população excluídas do processo educacional.
Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Cachoeira do Arari, Igarapé Miri, Itaituba, Jacundá, Marabá, Pacajá, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista serão beneficiados com o programa. Das vagas destinadas à UAB, 60% serão preenchidas por docentes que já trabalham em escolas estaduais e municipais e ainda não possuem formação superior.
Pelo PTP serão preenchidas vagas nos municípios de Acará, Anapu, Curuçá, Mãe do Rio, Novo Repartimento, Ponta de Pedras, Rondon do Pará, Santa Bárbara e Xinguara. Os cursos funcionarão em regime presencial, nos meses de janeiro, fevereiro e julho, contando com até 20% de carga horária a distância.
Os exames foram aplicados simultaneamente em Belém e outros 19 municípios, entre 8h e13h. Três candidatos que fariam a prova em Marabá chegaram atrasados e foram impedidos de participar do certame. 'Eles disseram que estavam atrasados por causa do Círio, mas não pudemos deixá-los entrar depois da prova iniciada', disse Ionara Terra, coordenadora executiva do vestibular.
A prova com 50 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação testou os conhecimentos dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Física, Química e Biologia.
O resultado processo seletivo deve ser divulgado na primeira quinzena de novembro. A UEPA divulgou, ainda ontem a tarde, o gabarito das provas. Reproduzimos o gabarito disponível para consulta no endereço www.uepa.br.

Nenhum comentário: