quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“Então, amigos, Cuba não é uma ditadura”

O blog recebeu, por e-mail, postagem de Stefani Henrique.
Ele rebate argumentos expostos pelo repórter do Espaço Aberto na postagem “Viva Cuba. Viva o comandante Fidel!”.
Leiam a seguir a exposição de Stefani e logo abaixo, a postagem com a tréplica do blog:

-----------------------------------------

Inicialmente, percebi que em meu texto, devido à pressa com que digitei, suprimi algumas palavras e deixei meio sem nexo outras.
Respondo porque, apaixonado que sou pela Revolução Cubana e seus avanços, nunca vou deixar de responder às acusações mentirosas e levianas acerca dos avanços cubanos.
Já visitei Cuba, fiz roteiros não oficiais e não fiquei em hotel 5 estrelas e, além de ler muito sobre a ilha (incluindo as críticas sérias ao regime, menos a VEJA, que é do PIG, e eu não sustento esta imprensa), participo de uma rede de solidariedade internacional, que aqui no Pará é presidida pela companheira Araceli Lemos (ex-deputada e hoje presidente do PSOL), chamada CDR-Pará.
Portanto, o fato de não morar em Cuba não me desqualifica a dar uma opinião sobre o País, corroboro com as palavras do excepcional militante e psicólogo Paulo de Tarso, sobre o assunto.

PARTE 1
Sou pai de família e tenho filhos, garanto seus sustentos e suas necessidades, de acordo com aquilo que posso dar, mas imagino se, por algum motivo, eu deixasse de receber meu salário?, e se depois eu fosse proibido de abastecer meu carro e comprar peças para ele, e se junto a isso eu fosse proibido de comprar comida e remédios que porventura meus filhos precisassem, e mais além, que eu fosse proibido de receber gratuitamente, o que eu precise, de um parente meu, tanto aqui no Pará quanto de qualquer outros Estado ou de outro país?
Será que as condições que hoje eu dou para meus filhos seriam mantidas?
Será que para mantê-los vivos eu não teria que contar somente com que tivéssemos, e dividir igualitariamente? Ou seja, eles comeriam, mais não teriam nem fartura e nem variedade, certo?
Pois é, meu caro PB e demais, este cenário, que no meu caso é fictício, no de Cuba é real e cotidiano, é presente há mais de 40 anos, é um boicote assassino, internacionalmente condenado (só pela ONU já foram mais de 100 vezes) e uma medida do ponto de vista inócuo, pois até hoje não conseguiu vergar a coluna do povo cubano, que mesmo diante de dificuldades, prefere o socialismo cubano do que o “paraíso americano”.
Mas alguns vão dizer, e os milhares de cubanos que fogem da ilha? E eu respondo, e os milhares de mexicanos, indianos, haitianos e de outras nacionalidades que diariamente fogem de seus países e tentam entrar ilegalmente nos EUA, será que eles querem o fim do capitalismo no seu país e a introdução do socialismo?

PARTE 2
É obvio que tem problemas em Cuba, o transporte é o pior de todos. Faltam produtos básicos, principalmente produtos industrializados como pasta de dentes, papel higiênico, sabonete, peças para carros, não porque o governo proíbe, ou não quer disponibilizar ao povo. Mas porque o boicote assassino impede que estes cheguem livremente à ilha.
Cuba é um país em guerra. Tem em seu território, encravada ilegalmente, uma base militar americana (Guantánamo) que só serve para presos políticos que assim são, ao arrepio das leis internacionais.
Os EUA, inconformados em perder seu cassino - ou seria um bordel? - a 90 milhas de Miami, interferem diariamente com transmissões de TV e rádio, realizam sabotagens da produção industrial e agrícola e pregam o fim do regime socialista e a morte de Fidel, abertamente. E o que são isso?
São atos de guerra, PB!
São intromissão de um país nos assuntos internos de outro,PB!
PB, isto é correto do ponto de vistas das convenções internacionais?
Bem, qual é o país que, estando em estado de guerra, recebendo ameaças e atos terroristas permanentemente, mantém todas as instituições funcionando perfeitamente?
Gostaria que me citassem algum.

PARTE 3
Cuba não é a melhor democracia do mundo, tem erros, tem burocracia, precisa avançar em vários aspectos e é isso que agora o povo discute. Não a volta ao capitalismo, porque capitalismo em Cuba é sinônimo de escravidão, analfabetismo, condições humanas de saneamento lastimáveis, crianças na rua, e disso cuba já se livrou, graças a revolução.
O povo quer mais socialismo! Fim da burocracia que impede mais avanços para o povo!
Agora o que seria exemplo de democracia?
Os EUA? Ora, não me venham com xurumelas, um país em que reinam dois partidos, que na essência pensam do mesmo jeito. Que só tem condições de disputar as eleições quem tem muita grana, por que o espaço na TV e rádio é pago, com isso impossibilitando de partidos menores crescer? Um país que tem presos políticos (Guantánamo) e os 5 heróis cubanos presos ilegalmente?
Um país onde um presidente foi “eleito” na base fraude, e onde as eleições presidenciais é indireta?
Que me desmintam se isso for mentira.
Eu afirmo sem medo dos raivosos, se a Venezuela já é mais democrática do que os EUA. Então, amigos, Cuba não é uma ditadura.
Como uma ditadura pode “massacrar seu povo” como diz a moça do blog, como esta mesma “ditadura” sofre a maior intervenção de uma potência imperialista e mesmo assim resiste? Por que os EUA não invadem Cuba e acabam com esta ditadura? Porque já tentaram fazer isso e se deram mal, foram derrotados e serão de novo se assim o fizerem.
Fazer o povo saber ler, escrever, raciocinar, e ter saúde, é um dos princípios de uma nação democrática.
O que não encaixa na cabeça dos que taxam Cuba de ditadura é que Fidel é amado pelo seu povo. Um dia ele vai morrer, sabemos, mas como dizem os cubanos, Invicto! Por não ter se curvado ao império e nem ter deixado “que lhe pegassem” nos 71 tentativas de assassinatos.
Um dia ele vai morrer, sabemos, mas como dizem nossos caboclos “de morte morrida e não de morte matada”, e escreva aí, vai ser o maior funeral já visto na historia desse planeta, porque o povo ama Fidel, e Fidel e o povo cubano se misturam.
Sei que é difícil entender isso, pois no Brasil na nossa realidade é difícil amar um político.

PARTE FINAL
Comparar o regime cubano com a ditadura de 64 é uma falta de conhecimento histórico, é uma má vontade intelectual e uma reação igual à de torcedor, seja do Remo ou do Paysandu, que não aceita as coisas boas do outro, só vê as más, ou aquelas que ele julga serem más.
Por isso, me recuso a debater sobre isso.
Entretanto, ouso dizer o seguinte sobre a moça do blog:
Essa moça não ama Cuba, mesmo sendo cubana.
Não existem paraenses e brasileiros que fazem de tudo para prejudicar nosso Estado e país?
Esta moça não é de boa fé.
Isto porque o problema não é o que ela diz, e sim o que está por trás daquilo que ela diz.
Na verdade, esta moça esta a serviço da política norte-americana, que é a volta pra Cuba das grandes empresas que escravizavam o povo cubano, e realizam uma extraordinária transferência de recursos, sangrando o país. Não é assim que o capitalismo faz em qualquer país?
Quem sabe então trazer a máfia americana para controlar o comércio e o turismo cubano, excelente medida democrática não acham?
Não, Dona Yoani, a senhora pode ate ter adeptos aqui no Brasil, mas em Cuba a senhora não tem ibope não.
E mais, não se preocupe, pode ficar tranqüila que os seus filhos e netos terão um futuro feliz em Cuba, provavelmente serão professores, médicos, estudarão numa escola boa, terão saúde de primeira (não é plano de saúde não, é o SUS de lá, que é exemplo para o mundo todo), mas é claro enquanto houver socialismo, porque se for a “democracia americana” que a sra. quer pra Cuba, aí complica.
Finalizo, com os dizeres que existe num outdoor em Havana, que é símbolo da real política aplicada em Cuba:
“Existem no mundo todo 200 milhões de crianças passando fome. Nenhuma é cubana"
Obrigado pela publicação.
Boa sorte para você também, PB.

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Stefani,


A Revolução Cubana promoveu:

01. Fuzilamento de opositores políticos. Este fato foi admitido pelo próprio Fidel Castro no livro de Frei Betto "Entrevista com Fidel". E Che Guevara comandou pessoalmente alguns fuzilamentos quando dirigiu a prisão La Cabaña, em La Habana (no seu célebre discurso na ONU, disponível no youtube em preto e branco, Che admite que mataram e que iam seguir matando. Vá lá e veja);

2. Cuba tentou exportar seu modelo revolucionário para o resto da América Latina por meio da Teoria do Foco Guerrilheiro. Prova disso é que Che Guevara foi morto na Bolívia em 1967 quando tentava organizar os camponeses para fazer uma revolução naquele país andino;

3. Cuba interferiu na Guerra Civil Angolana com tanques e soldados. Tanto é assim, que o General cubano Ochoa tornou-se um dos heróis dessa guerra. Depois, esse general caiu em desgraça, foi acusado por Fidel Castro de narcotráfico e julgado sumariamente com transmissão ao vivo pela TV estatal cubana. As imagens estão disponíveis no youtube também. O julgamento foi tão vergonhoso que até a defesa do general falou contra ele, chamando-o de "traidor da Revolução".
Ochoa foi fuzilado (sim, vc não leu errado!) ao final do julgamento;

4.Na Primavera de 2003, vários intelectuais dissidentes, a maioria dos quais era jornalista, foram presos pelo simples fato de contestarem o regime, o que gerou uma onda de protestos em todo o mundo. Muitos ainda estão presos por motivos políticos. Vc, que é um estudioso da realidade cubana, deve saber disso. Se não sabe, há farto material a respeito na internet relatando o fato. Ou recorra ao blog Generación Y, da dissidente cubana Yoani Sánchez, e encontrará notícias a respeito e até fotos;

5. Há fome e miséria em Cuba. A prova disso foi a prisão de "Pánfilo", um pobre cidadão cubano que pediu no meio da rua e diante de uma câmara de televisão, "jama y libertad", ou seja, comida e liberdade. O resultado do protesto foi a prisão dele e condenação sumária a dois anos de pena. Sob a avalanche de protestos internacionais, o regime recuou e retirou "Pánfilo" da prisão e mandou-o para uma clínica de tratamento para alcoolatras (quanta bondade!!!). As imagens de Pánfilo protestando estão no youtube, vá lá e veja!!! Creio que o protesto de Pánfilo, bem como o que lhe sucedeu por conta disso, são suficientes para refutar a sua tese de que o povo cubano vive feliz e sereno sob o regime da dinastia dos irmãos Castro.

Eis aí cinco motivos - mas há muitos outros! - para demonstrar que Cuba não é nem uma democracia nem tampouco promove o bem-estar dos seus cidadãos.

Anônimo disse...

Por que colocar a culpa da derrota nos outros?

O Sistema político de Cuba é que não presta.

A Ditadura sempre foi e será justificada colocando-se a culpa em algo, alguém ou alguma coisa.
Quando não existem inimigos externos, arranja-se. Se não há inimigo interno, inventa-se. O importante é justificar, sempre, o injustificável!

Igualdade, liberdade e fraternidade não são circunstâncias domáveis por um só Homem.

Lafayette disse...

PAID'ÉGUA!

Um blog é um blog. Mas, um blog vale menos que um blog bom, que vale menos que um ótimo, que vale menos que um excelente. Mas todos perdem para um blog paid'égua!

Este é paid'égua!

Stefani Henrique de um lado, Paulo de outro. Cuba e o direito de debater no meio. Belo debate.

Pra mim, até agora, os dois estão certos (que, como sempre digo, isto significa na física quântica, dizer que os dois também estão errados! rsrs), mas, não tenho capacidade intelectual para definir.

Só posso ler e aprender com os dois (pena que outros intelectuais, que sempre leio aqui e acolá, não "metam o dedo(ops!) a colher no angu - geralmente é assim, falar bem ou mal do regime cubano é o mesmo que NÃO falar sobre evolucionismo e criacionismo, é pecado... num pode).

Fico(camos) no aguardo de novas aulas, mestres.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, seria interessante lembrar que o blogueiro do texto pertence a organização CDR que, por certo, tem o seu viés político. E como ele mesmo fala: o pessoal do Remo nunca vai falar das coisas boas do Paysandu.
Se o socialismo, que ele defende, é só para dividir, nunca terá futuro. Alguém tem que produzir e o estado nunca foi bom disso - Rússia, China etc. já saíram disso. No caso de Cuba, ela tem que se manter, não pode ficar à mercê do Estados Unidos ou de qualquer outra nação. Não é só esse país imperialista - EE.UU. - que existe na terra. Tem muitos e muitos outros que não fazem boicote a Cuba. Serão os Estados Unidos culpados pelo fracasso daquele País? Aliás, é bom lembrar que dos Estados Unidos - cubanos radicados - saem, por doação, expressiva quantidade de gêneros para Cuba. Já pensou se a população de lá fosse igual a nossa? Um regime desse aqui - com boicote ou não - nos levaria a bancarrota. Sem falar na falta de liberdade. Ou isso é potoca? Como alguém pode defender isso?

Anônimo disse...

O moço se confessa "apaixonado" pela revolução cubana.
O amor é cego, fazer o quê?

em tempo: vai ver que ele acredita até que não houve "paredon".

Poster disse...

Lafa, esse negócio de meter o dedo no angu acaba como o angu do Pirão no PMDB (rssssss).
Abs.

Unknown disse...

É absurda a noção de certo e errado que os que defendem o regime de Cuba, pois consideram desumano (e realmente é) a história da tortura promovida pelo governo militar no Brasil e ao mesmo tempo não abominam a perceguição promovida por Fidel contra os opositores de seu governo lá em Cuba, muitos dos opositores foram fuzilados. Usam a muleta do bloqueio comercial promovido pelos EUA para justificar o fracasso do governo de Fidel. Será que, em uma hipótese imaginária, dessem a total liberdade ao povo cubano (sem a ameça do governo) para escolher se iriam querer continuar com o governo implantado por Fidel ou partir para uma veradeira democracia, será qual seria a decisão?