segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dois milhões vão às ruas, em cinco horas de devoção

No AMAZÔNIA:

'Finalmente retomamos a tradição do almoço do Círio', declarou o bispo de Abaetetuba, dom Flavio Giovenale. As palavras do bispo, ditas no início da Santa Missa do Círio de Nazaré, certamente expressaram o sentimento de muitos católicos que acompanham a procissão. Ainda faltavam cinco minutos para o meio-dia quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi retirada da berlinda e levada ao altar da praça Santuário pelas mãos do diretor coordenador da Festa, César Neves.
A procissão do Círio número 217 começou às 6h30. Pouco menos de seis horas depois, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora estava em frente à Basílica Santuário. Os fogos anunciaram, às 12h45, o encerramento da grande procissão. Apenas três das cinco estações presas à berlinda chegaram intactas à avenida Nazaré. Logo após serem atreladas à berlinda, as estações 4 e 5 se romperam. Segundo a diretoria da festa, a força da tração provocada pelos romeiros que a puxavam causou o imprevisto.
Com duas estações a menos a procissão ficou mais fácil de ser conduzida, já que o número de pessoas à frente da berlinda diminuiu. O imprevisto com as estações pode ser um dos fatores que fizeram com que o Círio 2009 se encerrasse antes do meio-dia. Para o bispo de Abaetetuba, os motivos da agilidade foram outros: 'Com união e organização somos capazes de fazer muitas coisas', disse.
A importância da organização e da união foi o tom da primeira das três mensagens do Círio de Nazaré deste ano. As mensagens foram transmitidas pelo bispo de Abaetetuba durante a missa celebrada após a chegada da imagem da santa. 'Este ano o Círio nos deixa três mensagens. A primeira dela é que com organização e união vamos alcançar grandes coisas', disse.
A segunda mensagem foi transmitida através de uma canção. 'Segura na mão de Deus e vai. Lembrem que é preciso de esforço para alcançar transformações', ensinou. A terceira mensagem foi relacionada a um fato inesperado: a quebra de um dos vidros da berlinda. 'O vidro da berlinda quebrou porque as graças de Nossa Senhora querem alcançar a todos. Ela não quer esperar pelo final do Círio para abençoar a todos. É preciso lembrar que Nossa Senhora nos ama sempre', declarou.

Nenhum comentário: