sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Desfraldando os mitos tucanos

No Blog do Bordalo, do deputado petista Carlos Bordalo:

Aproveito hoje para comentar alguns mitos da oposição que se expressaram nas caixinhas de comentários do blog do Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy, a quem agradeço pelo link que fez para a minha postagem sobre a inviabilidade eleitoral, cada vez mais crescente, do PSDB ano que vem.
As realizações do nosso governo dão a Ana Júlia a dianteira das pesquisas e ao inimigo histórico dos tucanos, Jader Barbalho, o empate com ela na liderança. Imagina quando a campanha começar...
Quanto às "grandes obras tucanas que mudaram o Pará", restam a Jatene 14% dos votos e ao Mário Couto, um traço nas intenções de voto, como saldo. Com "todas" elas, os tucanos foram apeados do poder em 2006 e sua candidata à Prefeitura de Belém, brigando por votos com Arnaldo Jordy, na quarta posição e fora do segundo turno.
Os nomes e números que tomarão a o domínio público podem sim ser considerados uma ameaça, do ponto de vista da oposição, que despencará ainda mais na popularidade com a publicidade deles.
Quanto aos hansenianos, ninguém pode usar dinheiro público sem prestar contas, o IDH do Marajó é uma pergunta que deve ser feita para os chefes dos 12 anos de PSDB e o números dos kits escolares desoneram um quarto da renda familiar de um salário-mínimo das famílias de baixa renda, gerando emprego também para jovens do Bolsa-Trabalho, que fizeram cursos de qualificação profissional para ter uma oportunidade na vida, ao invés de entregar para grandes empresas privadas a confecção de parte dos uniformes.
Quanto aos acordos com Duciomar, tem gente que se arrepia porque gostaria de ver a Ana Júlia na situação do Jatene, Almir e Couto (pré-candidatos): sem aliados e na rabeira das pesquisas.
A gestão e demissão da Edilza é uma questão da DS, não do PT. É um dilema de quem não tem agenda, nem discurso, nem idéias e propostas e precisa criar factóides.
Os hospitais regionais foram viabilizados pelo PT porque não passavam de concreto armado pela má gestão tucana.
Disponibilizarei em meu gabinete uma caixa de lenços para uns e outros chorarem suas baixas capacidades de análise de conjuntura quando reafirmam a certeza, baseada na mais pura torcida e achologia, de que os tucanos voltarão em 2010.
E quanto às finanças, esse estado foi nos passado falido e sem a menor capacidade de investimentos, com obras turísticas, repito, duas ou três, só na capital, com o serviço público destruído. Assim, é fácil economizar, só não sei a troco de quê.
Por fim, perguntem ao PC porque ele se treme com os "rumos" do Hangar. Abrimos o salão de festas das elites para o povão.
E convido novamente a todos para acompanharem o blog, porque aqui vamos mostrar diariamente porque iremos e merecemos ganhar em 2010.

14 comentários:

Anônimo disse...

Esse senhor mora onde, hein? no Pará é que não é.
Tú pensa quieu su lesu é?!

Anônimo disse...

Não devemos ligar para que o Bordalo diz ou disse. São delirios de um grande alquimista.

Bia disse...

Boa tarde, caro Paulo:

Batuta, o deputado Bordalo. Está bem melhor na condição de blogueiro.

O "estado falido" permitiu ao governo da DS - não do PT, certo, Deputado? - realizar uma dezena de operações de crédito nestes dois anos, que seriam impossíveis de serem realizadas na "falência" ora cantada em prosa e verso. Aliás, muito mais em prosa. Comenta-se, inclusive, que isso é que garantirá o pagamento dos salários de novembro, dezembro e décimo-terceiro.

Se alguém tiver curiosidade em conhecer todas as operações de crédito, comprometo-me a relatá-las aqui na segunda-feira.

Quanto ao Bolsa Trabalho ou os kits escolares desonerarem um quarto da renda familiar, gostaria muito de conhecer os dados que levaram o Deputado a essa fantástica conclusão. Os números disponíveis no momento mostram o Governo "desonerando" - através da redução da cota-parte do ICMS a partir de janeiro de 2010 - 87 municípios, dos quais mais de duas dezenas estão entre os cinquenta municípios mais pobres do estado, com menor IDH.

E a edição do decreto em agosto resultou num silêncio sepulcral da bancada do PT. Mas, o Governo é da DS, certo, Deputado?

Quem sabe isso seja conveniente, para "barganhar" muito apoio das prefeituras pauperizadas. Algumas, inclusive, neste mês, estão com repasses atrasados. O Governo está economizando, Deputado? Ou é a DS?

A certeza de que os tucanos voltarão ao "Palácio de Inverno" ora ocupado pela DS - não pelo PT, certo, Deputado? - foi exarada pelo próprio. Eu apenas deixei claro a minha torcida pelo temor do Deputado.

Quanto aos salões do Hangar "abertos para o povão", quero saber se é "de grátis" ou com uma módica taxinha de ocupação. O Deputado poderia explicar melhor essa franquia, para que a turma sem grana do Telégrafo, do Marco ou do Tenoné, possa fazer lá uma festinha de fim-de-semana. Todos iriam gostar.

Abração, Paulo.

Anônimo disse...

Deputado: por que o IDH do Marajó é uma pergunta que se deve perguntar aos 12 anos de governo Tucano? E os 3 anos de governo petista devem ser ignorados? Por que os hansenianos não podem ter ajuda do governo, prestando-se contas? Como os hospitais foram viabilizados se a saúde continua um caos? Finalmente, que povão frequenta o Hangar? E é melhor economizar na Califórnia?

Anônimo disse...

Acho q esse deputado está achando que o povo do Pará é leso. Que obra deputado? Já são quase três anos de um governo marcado por escandalos.

Anônimo disse...

O DEPUTADO É UM "DESAVISADO",MOSTRA TOTAL DESCONHECIMENTO DO ENGENHARIA INSTITUCIONAL...PODERIA O NOBRE PARLAMENTAR NOS INDICAR GRANDE OBRA DE SEU GOVERNO ? PODERIA DISPONIBILIZAR DADO RELATIVO À SUA PRODUÇÃO LEGISLATIVA ? QUANTO ASSESSORES ESTÃO NOMEADOS EM SUA COTA NA CASA CIVIL ? QUAL O PROJETO DE INTERESSE ESTADUAL FORA PROPOSTO E APROVADO PELO MESMO ? MENOS...MENOS..."DEPUTADO " !!!

ASSINADO: SEM OBRAS

Anônimo disse...

Bordalo fala a verdade sobre o ICMS:

Nosso governo, ao contrário, trabalha com afinco pelo desenvolvimento do Pará com justiça social. Por isso, além da isenção do ICMS da energia elétrica para as famílias de baixa renda, já reduzimos, com o mesmo critério, o preço do GLP, que incide sobre o gás de cozinha, que no Pará tem a menor base de cálculo do Brasil.

Pela nossa política fiscal, o dieesel, que alimenta o transporte e a indústria, está entre os menores preços médios do país, além de ter sido isento para a indústria pesqueira. Só em 2008 foram isentos 20.031.633.00 de litros. Sem contar a isenção do óleo combustível usado na extração do ferro, bauxita, alumina, manganês e seus derivados.

www.bordalo13.blogspot.com

Chupem essa manga tucanos!

Anônimo disse...

Bordalo respondeu novamente (pro desespero dos tucanos)
www.bordalo13.blogspot.com

Quem prestou atenção, notou que essa semana optei por um diálogo com leitores de outros blogs, especialmente aos que comentaram nos links feitos pelo editor Paulo Bemerguy para postagens aqui do nosso Bordalo13.

Na maioria, comentários de oposicionistas, sempre com os mitos à flor da pele (leia nota abaixo), porque, num momento em que estão "na cintura" das pesquisas, é necessário se apegar a eles mais do que à dura realidade.
Predomina entre os comentaristas tucanos (e tem tucanos até em outros partidos) o desespero, o discurso vazio e semi-argumentos.
Tem gente que poderia ler aqui o blog e econtrar todos os dados do ICMS que quisesse sobre isenções que beneficiem o povo de baixa renda, mas, majipuladores, sem apego à verdade, preferem fingir desconhecer. Então, repito aqui uma postagem anterior: "além da isenção do ICMS da energia elétrica para as famílias de baixa renda, já reduzimos, com o mesmo critério, o preço do GLP, que incide sobre o gás de cozinha, que no Pará tem a menor base de cálculo do Brasil. Pela nossa política fiscal, o dieesel, que alimenta o transporte e a indústria, está entre os menores preços médios do país, além de ter sido isento para a indústria pesqueira. Só em 2008 foram isentos 20.031.633.00 de litros. Sem contar a isenção do óleo combustível usado na extração do ferro, bauxita, alumina, manganês e seus derivados". Isso é para ver vale-tudo que será para a oposição em 2010.
Ao pessoal que teme acordos políticos porque seus candidatos estão isolados, na retaguarda das intenções de voto e se apavora com gente para operar a máquina pública, não adianta responder. Quem quer a política do Estado mínimo que destruiu o país são eles e estão devidamente escurraçados do poder no Pará por causa disso, dos efeitos de suas "magnifícas" teses. Quem quer criminalizar a política, na verdade, neste caso, quer voltar a se locupletar dela de maneira anti-republicana como disse antes: "logo os tucanos que gostam de posar como arautos da moralidade, carregam um fardo pesado, como as denúncias que envolvem desvios de recursos na área da saúde, o superfaturamento de obras e o privilegiamento de repasse de verbas do tesouro estadual para grupos privados. Casos olimpicamente ignorados pelo Ministério Público Estadual, diga-se de passagem, todavia, o que é mais estranho, largamente comprovados pela CGE e encaminhados ao MPE".
Não se compara 12 anos com 3 anos, isso é pura demagogia barata, da paulista 23 de maio.
Se soubessem o que é povão na prática e não na teoria, saberiam porque e como o Hangar foi aberto pra ele. Mas, preferem insinuações que não podem provar. Trabalham com a lógica de Goebbels.
O mundo que eu vivo é o Pará mesmo, conhecendo ele tin-tin por tin-tin, viajo intensamente pelo interior, e não é a Tucanolândia, onde tudo o que o PSDB faz é melhor e a população deseja ardentemente o seu retorno.
E pode listar o crédito ou isso é ruim agora?
Segunda a gente esquece o chororô da oposição e retoma o desmascaramento do discurso dela, com nomes e números, como tem que ser. Se o caro jornalista Paulo Bemerguy quiser fazer os links para que eu possa provar o que digo aqui, que os tucanos não resistem à comparação de gestões, ao contrário do que lá é frequentemente dito pelos comentaristas, de que este governo é "sem obras", esteja à vontade.
Um abraço e bom final de semana à todos.

Anônimo disse...

A governadora Ana Júlia foi pra Califórnia tratar de assuntos do interesse do Estado, sobre clima. Quanto despeito! Parece até o FHC!
Mas, não! Querem que o Pará pare por aqui, como permitiu Almir e Jatene. Detestam quando veêm a Ana Júlia fazendo política, pensam logo nos votinhos que vão perder, lembram de 2006, lembram de 2008, cruz credo!

Anônimo disse...

Que bom anônimo q vc agora diz que OS QUE GEREM RECURSO PARA OS HANSENIANOS tem que prestar contas.
Assim Pooooode. Não pode é como faziam até ontem.

Anônimo disse...

Os escândalos do anÔnimo estão só na imprensa, meu caro. Grandes coisas...
Nas ruas tá o trabalho, as obras e pr isso a liderança nas pesquisas junto com o Jáder, que briga vai, briga vem, mas é Lulão maninho...
Chora vai, o choro é livre

Anônimo disse...

Para acompanhar o trabalho do dep. bordalo digite www.blogdobordalo.com ou http://www.alepa.pa.gov.br/alepa/blog.php?iddeputado=30
Lembre-se, informação hoje em dia é poder...entre eles, o poder de não falar besteiras e leviandades.

Bia disse...

Boa tarde, caro Paulo,

é divertido, mas, cansativo, pautar o blog do deputado Bordalo.

Li, reli, trili suas intervenções aqui e não encontrei as respostas: a bancada do Governo - ou da DS? - manifestou-se sobre a redução da cota-parte do ICMS para os municípios a partir de janeiro de 2010? Responder sobre as isenções - que o Brasil inteiro faz e o PSDB em São Paulo faz mais e melhor - não resolveu a questão da silenciosa posição da bancada sobre a redução da cota-parte do ICMS de 87 municípios. Talvez porque o ato seja da DS, e aí, o Deputado não tem nada com isso, como ele afirma, sobre decisões do grotescas do Governo. Áí, são da DS, como afirmou no caso da demissão de Edilza Fontes.

E o acesso ao Hangar para os pobres é "de grátis" ou tem uma taxinha? Considerando que não me incluo entre os ricos, quanto custa para eu fazer uma festa de despedida lá em dezembro?

Está mantida a prosa do governo tucano falido ou as catorze autorizações para contrair empréstimos feitas pelo Governo em 2007 e 2008 - ainda há mais em 2009 - serviram como exemplo?

Abração, Paulo. Bom final de semana.

Anônimo disse...

A governadora foi para a California apertar a mão do governador Eduardo Braga, do Amazonas, inclsuive para pedir ensinamentos de como fazer para que a Copa de 3022 (é isso mesmo, 3022) seja aqui no Pará. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHHAAHAH................