quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Crateras causam transtorno

No AMAZÔNIA:

O rompimento de uma adutora da Cosanpa na avenida Visconde de Souza Franco fez parte do asfalto na esquina com a rua Boaventura da Silva ceder. Dois grandes buracos foram abertos depois das dez horas da manhã, impedindo a passagem dos carros. O problema na tubulação também causou a interrupção momentânea no abastecimento de água nos bairros do Umarizal, Reduto e Nazaré.
Funcionários da Companhia de Saneamento estiveram no local para fazer o reparo no tubo danificado. Foram eles que detectaram o estrago não aparente causado pelo vazamento, escondido debaixo do asfalto. O terreno cedeu com o escoamento da água, o que fez com que apenas a camada de asfalto sustentasse os carros que cruzavam aquele trecho da avenida.
Por medida de segurança, os funcionários da Cosanpa interditaram por conta própria a esquina da Boaventura com a Visconde de Souza Franco. O trânsito ficou congestionado e os motoristas que seguiam pela Boaventura tiveram que voltar pela contramão. Quase duas horas depois, um agente da Companhia de Transportes do Município de Belém chegou ao local para tentar ordenar o trânsito. Ele manteve fechado o acesso à Doca pela Boaventura e interditou, também, uma das pistas da Visconde de Souza Franco.
Hildeblando Silva, o supervisor da Cosanpa enviado ao local, garantiu, ainda pela manhã, que o reparo na adutora danificada seria feito até as 17 horas de ontem. Ele explicou que a tubulação, que abastece parte dos bairros do Umarizal, Reduto e Nazaré, não suportou o peso e se rompeu, próximo a uma conexão. Hildeblando também explicou que será necessário aterrar novamente a área, antes que a pavimentação seja refeita.
O fornecimento de água só se normalizou no início da noite, quando foi consertada a tubulação danificada. Em seguida, foi liberada metade da pista da travessa Boaventura da Silva. A partir de então, os funcionários da Construtora Gomes de Souza, terceirizada pela Cosanpa para a obra de reparo, passaram a trabalhar para nivelar o buraco. De acordo com José Brito, diretor da empresa, o serviço duraria toda a madrugada para que, no fim da manhã de hoje, o piso já esteja concretado e pronto para receber o asfalto, em obra da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Brito explicou que o tubo de cimento arrebentou e, na parte danificada, foi colocado um trecho de adutora de PVC, material mais moderno e resistente. 'Pode até haver outro tipo de vazamento como este, mas em outro ponto, já que a rede é muito antiga, tem mais de 40 anos. Mas aqui, onde estamos trabalhando, não deve haver mais problemas, pois o material é bom', afirma.

Nenhum comentário: